Atuação da Residência Multiprofissional na Atenção Básica no Programa Saúde na Escola: uma experiência no Itapoã, Distrito Federal - Brasil

Evelyn de Britto Dutra, Danielly Batista Xavier, Débora Cunha, Fernanda Wandembruck Goedert, Jéssica Karine Lopes Bohrer

Resumo


As atividades do Programa de Saúde na Escola (PSE) são realizadas por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e de atenção à saúde, a fim de enfrentar as vulnerabilidades que prejudicam o desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. A complexidade das questões sociais encontradas na escola reduz a possibilidade de resolução ou atenuação do problema apenas no setor educação. Por isso, a intersetorialidade é essencial para o PSE. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência de um grupo de cinco residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica do Hospital Universitário de Brasília, dos núcleos profissionais Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Saúde Coletiva, que participaram no PSE em uma escola de ensino fundamental no Itapoã, Distrito Federal, entre abril e dezembro de 2016. Participaram das atividades estudantes na faixa etária entre 11 e 18 anos. Os temas abordados foram Autoconhecimento e Emponderamento, seguidos de Alimentação Saudável, Saúde Bucal, Higiene Pessoal em Saúde e Sexualidade. As ferramentas utilizadas para abordagem dos temas foram dinâmicas de grupo, palestras, vídeos, jogos e exame clínico bucal. As ações foram estruturadas com estratégias interativas em que prevaleceu a participação dos estudantes. Conclui-se que a aproximação entre saúde e educação propiciou uma troca de saberes em que o aluno é incentivado a refletir sobre os diversos aspectos relacionados à vida e aos comportamentos saudáveis. Ademais, o PSE configura um cenário enriquecedor para a formação do residente da atenção básica.

Palavras-chave


Saúde, Escola, Promoção da Saúde, Práticas Pedagógicas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v10i4.2292



Direitos autorais 2018 Tempus Actas de Saúde Coletiva

Revista Tempus - Actas de Saúde Coletiva (ISSN 1982-8829).
Revista coordenada pela Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (UTICS) do Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) da Universidade de Brasília (UnB).
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported License.
____________________________________

____________________________________