Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

A Tempus – Actas de Saúde Coletiva é uma publicação trimestral que recebe permanentemente trabalhos de autores brasileiros ou estrangeiros, desde que estejam de acordo com o escopo da revista. A Revista publica trabalhos enviados pelos autores de forma espontânea ou artigos de autores convidados e aprovados pelo conselho editorial. Os manuscritos devem ser enviados com resumo em inglês e português ou inglês e espanhol, seguindo as orientações e normas da Revista (bilíngue, sendo inglês o idioma obrigatório e o segundo idioma, a critério dos autores).

Nos casos de artigos envolvendo seres humanos, os autores deverão explicitar, em um parágrafo na seção do artigo que trata da metodologia, que a pesquisa foi conduzida dentro de padrões éticos exigidos pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (CONEP/CNS/MS), bem como deverão enviar uma cópia da aprovação emitida por um Comitê de Ética reconhecido pela CONEP, segundo as normas da Resolução 196/96 do CNS ou órgão equivalente no país de origem da pesquisa.

A Tempus – Actas de Saúde Coletiva apoia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e a divulgação internacional de informação sobre estudos clínicos, em acesso aberto. Sendo assim, somente serão aceitos para publicação os artigos derivados de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e pelo ICMJE, cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE. O número de identificação deverá ser registrado ao final do resumo.

Os autores devem indicar, em nota de rodapé, se a pesquisa teve fonte de financiamento e se é resultado de dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Os autores devem informar ainda qualquer potencial conflito de interesse, incluindo-se interesses políticos e/ou financeiros.

Os autores dos manuscritos são por eles inteiramente responsáveis. Opiniões e conceitos emitidos nos textos, bem como a exatidão, adequação e procedência das referências são de exclusiva responsabilidade dos autores. A Revista repudia o plágio e o autoplágio. Os autores devem se certificar de que o conteúdo é inédito e original. Ideias já publicadas devem ser citadas corretamente, em conformidade com as normas.


PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Procedimentos de avaliação de manuscritos

O artigo submetido é analisado por pares de consultores ad hoc credenciados. O processo de avaliação tem o seguinte fluxo:

1. A Coordenadora Editorial da Revista realiza uma primeira revisão dos manuscritos, visando a adequar o tema, a área ou o título do trabalho à área dos consultores ad hoc;

2. São selecionados dois consultores (de diferentes regiões e que não tenham encaminhado manuscritos de sua autoria para o número da revista em análise), para os quais são enviados a cópia do manuscrito e o instrumento de análise. A identidade do autor e a instituição de origem são mantidas sob sigilo, bem como entre o autor e o consultor;

3. Após a devolução dos manuscritos pelos dois consultores, a equipe da Revista analisa os pareceres efetuados e, com base no parecer conclusivo, prossegue com os demais encaminhamentos;

4. No caso de um dos consultores indicar o manuscrito para publicação e o outro consultor rejeitá-lo, elege-se um terceiro, que avaliará se o manuscrito é ou não indicado para publicação;

5. Os manuscritos indicados para publicação pelos consultores são analisados pelo Editor do número temático, pelo Editor Executivo e, em alguns casos, também pelos Editores Científicos, que selecionam os manuscritos que comporão cada novo número;

6. Os pareceres de aceitação, de necessidade de reformulação ou de recusa são encaminhados aos autores. Todos os manuscritos selecionados para publicação são analisados quanto à adequação às normas Vancouver por professores específicos da área e revisados por técnicos de inglês, espanhol e português.

Procedimentos para o envio dos manuscritos

Os artigos devem ser submetidos eletronicamente por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas. Para mais informações, acesse: http://seer.ibict.br/images/stories/file/tutoriais/tutorial_de_submissao_de_artigos.pdf.

Suporte técnico: jcesar@unb.br.


PERIODICIDADE

Trimestral


POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.


TEMPUS – Actas de Saúde Coletiva

A Tempus – Actas de Saúde Coletiva atende à dinamicidade da comunicação eletrônica entre cientistas e profissionais atuantes na área de Saúde Pública. É uma publicação trimestral de caráter técnico-científico, prioritariamente destinada aos profissionais de saúde. A revista Tempus consolida o projeto de institucionalização de um periódico especializado em Saúde Pública, editorialmente vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) e ao Departamento de Saúde Coletiva (DSC) da Faculdade de Ciências da Saúde (FS), ambos da Universidade de Brasília (UnB), Brasil.

Considerando-se a importância da política editorial da instituição e seus desdobramentos, destaca-se que os trabalhos devem ser inéditos, escritos em inglês, português ou espanhol, e relacionados a temáticas pré-definidas e vinculadas aos estudos em Saúde Pública ou áreas afins e cujo conteúdo interesse ao foco editorial definido pelo NESP e pelo DSC, com destaque para as seguintes áreas:

  • Epidemiologia;
  • Modelos de Atenção à Saúde de Indivíduos, Famílias e Comunidades;
  • Ciências Sociais e Humanas e Saúde;
  • Educação e Promoção da Saúde;
  • Bioética;
  • Economia da Saúde;
  • Tecnologia da Informação em Saúde e Comunicação Científica em Saúde;
  • Políticas Públicas em Saúde;
  • Saúde do Trabalhador;
  • Planejamento e Gestão em Saúde;
  • Controle Social e Recursos Humanos em Saúde;
  • Avaliação de Políticas Públicas em Saúde