A educação em enfermagem com o pró-saúde: um estudo bibliométrico

Maria da Conceição Coelho Brito, Maria Socorro de Araújo Dias

Resumo


O desafio contemporâneo do setor educacional e formar cidadãos competentes na prática dos saberes, capacidade de compreender
e se adaptar no mundo, e no encontro de soluções para as situações cotidianas sobre as quais se deve refletir para ressignificar o saber.
Objetiva-se realizar um estudo bibliométrico sobre as produções científicas referentes ao ensino de Enfermagem após a implantação
do Programa Nacional de Reorientação da Formação em Saúde (Pró-Saúde). Foi realizado um estudo bibliométrico, descritivo
e retrospectivo, na base de dados LILACS com o cruzamento simultâneo dos descritores “Currículo”, “Educação”, e “Enfermagem”.
Foram selecionados 26 artigos dentre os anos de 2005 e 2012, os quais evidenciaram: ocorrência de descritores que constam na maioria no Decs;
doutorado como a principal titulação informada dos autores; e uma concentração das pesquisas na região sudeste. Isto denota que ainda há
fragilidades na disseminação das pesquisas em Enfermagem, fato associado a assimetria do sistema de pós-graduação brasileiro.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v7i3.1403



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Revista Tempus - Actas de Saúde Coletiva (ISSN 1982-8829).
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