Avaliação dos estudantes do Pró-PET - Saúde sobre as contribuições do Programa Pró-Saúde nos cursos de saúde Campus Darcy Ribeiro – Universidade de Brasília.

Denise Lima Costa Furlanetto, Adriano de Almeida de Lima, Jetro Williams Silva Júnior, Mábia Milhomem Bastos, Diana Lúcia Moura Pinho

Resumo


A Universidade de Brasília (UnB) e a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)participam do Programa Pró-Saúde, desde 2007, que é um programa de indução da formação de profissionais de saúde que visa ofertar uma abordagem abrangente sobre o processo saúde-doença com ênfase na atenção primária, a fim de promover transformações no processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, mudanças na qualidade dos serviços. Os efeitos na mudança da formação e incorporação dessa visão precisam ser constantemente avaliados. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de estudantes bolsistas sobre os alcances doPró-Saúde sobre os cursos da área de saúde do Campus Darcy Ribeiro da UnB. O estudo foi uma pesquisa quantitativa, transversal e de caráterdescritivo. Foi aplicado um instrumento para a análise da reorientação daformação em cursos da área da saúde, dividido em duas seções: dados sociodemográficos e percepção sobre componentes do Pró-Saúde (dimensão teórica; cenários de práticas; reorientação da formação; dimensão pedagógica). Os 50 estudantes bolsistas (62,5% dos bolsistas) apresentaram os seguintes resultados: faixa etária entre 21 e 25 anos (68%); sexo feminino (72%); graduando em Enfermagem (32%), Medicina (26%), Odontologia (12%) e de outros (30%); no programa há mais de 12 meses (69,4%); frequência mensal de reuniões de equipe (44%); 90% disseram que poucas ou nenhuma disciplina oportuniza vivência semelhante à do Pró-Saúde; na dimensão teórica, observou-se valores com pequena tendência neutra (0,04); em cenário de práticas observou-se tendência positiva (0,6); assim como a reorientação da formação (0,82); na dimensão pedagógica, tendência neutra (0,19).O Pró-Saúde demonstrou ter trazido suas contribuições aos participantes mais envolvidos no Programa.

Palavras-chave


Educação superior; Educação Profissional em Saúde Pública; Política de Educação Superior

Texto completo:

PDF

Referências


Ceccim RB. Inovação na preparação de profissionais de saúde e a novidade da graduação em saúde coletiva. Boletim da saúde. Porto Alegre. 2002;16(1):9-38.

Brasil. Ministério da Saúde, Brasil. Ministério da Educação. Portaria nº 2.101 denovembro de 2005. Institui o Pró-Saúde: Programa Nacional de Reorientação daFormação Profissional em Saúde. Brasília. Diário Oficial [da] República Federativado Brasil. 2005 nov. 16; Seção 3. p. 62.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria conjunta nº 10 de 14 de dezembro de 2010. Homologa o resultado do processo de seleção dos Projetos que se candidataram aoPrograma de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Brasília. Diário Oficial [da]República Federativa do Brasil. 2011 dez. 1; Seção 1. p. 98.

Furlanetto DLC, Silva Junior JW, Bastos MM, Lima AA, Pinho DLM. Atitudes de Estudantes e Professores de Odontologia sobre a Reorientação na Formação Profissional. Arquivos de Ciências da Saúde (FAMERP).2014;21:68-77.

Ceccim RB, Bilibio LFS. In: Br MS. Observatório de recursos humanos em saúde noBrasil: estudos e análises. Observação da educação dos profissionais da saúde:evidências à articulação entre gestores, formadores e estudantes. 2002. p. 343-372.

Haddad AE, Morita MC, Pierantoni CR, Brenelli SL, Passarella T, Campos FE. Undergraduate programs for health professionals in Brazil. Revista de Saúde Pública.2010;44(3):383-393.

Brasil. Relatório de Gestão 2008-2010 da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Brasília, DF, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Ministério da Saúde. 2010.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.507 de 22 de junho de 2007. Institui oPrograma de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Brasília. Diário Oficial [da]República Federativa do Brasil. 2008 jan. 14; Seção 1. p. 37.

Arrais PSD, Aguiar ASW, Souza MAN, Machado MMT, Mota MV, Alves RS, Araújo MFM. Comprehensiveness: a pedagogical challenge for the Educational Program forHealth Work. Revista Brasileira de Educação Médica. 2012;36(1-2):56-61.

Leal JAL, Melo CMM, Veloso RBP, Juliano IA.Novos espaços de reorientação para formação em saúde: vivências de estudantes. Interface.2015;19(53):361-371.






Direitos autorais 2015 Tempus Actas de Saúde Coletiva

Revista Tempus - Actas de Saúde Coletiva (ISSN 1982-8829).
Revista coordenada pela Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (UTICS) do Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) da Universidade de Brasília (UnB).
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported License.
____________________________________

____________________________________