Educação em Saúde: Reflexões a partir da vivência de Residentes Multiprofissionias.

Kamila Santos da Silva, Lia Cardoso de Aguiar, Anna Clara Lopes Freitas da Costa, Rosane Karine Gonçalves Nascimento

Resumo


A educação em saúde é uma ferramenta que proporcionam uma interação entre a promoção de saúde e a difusão de conhecimentos. Sua atuação vai além do trabalho coletivo, estendendo-se a melhoria na qualidade do atendimento ao público. Sabe-se que a infecção hospitalar constitui um risco a saúde do usuário onde a medida que são manipulados a probabilidade de serem infectados aumenta. Eis então a relevância da adoção de estratégias de Educação em Saúde que possam colaborar coma prevenção de infecção hospitalar. O objetivo deste artigo é compartilhar as vivências dos Integrantes da Residência Multiprofissional em Saúde sobre a importância da prática de educação em saúde sobre medidas de precaução de contato no âmbito hospitalar. O estudo aconteceu em um hospital universitário da cidade de São Luís (MA)onde foram realizadas atividades de educação em saúde para acompanhantes de usuários internados e para os próprios usuários que possuíam cognitivo preservado durante um mês pelos residentes. A atividade de educação em saúde foi sistematizada por meio do método do Arco de Maguerez. Os integrantes da residência multiprofissional relataram a importância dessas atividades na política de segurança do paciente, na formação profissional e na formação do vínculo entre profissional e usuário.

Palavras-chave


Educação em saúde, Segurança do paciente; infecção hospitalar.

Texto completo:

Sem título Sem título PDF

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

Ministério da Saúde (BR). Portaria n° 2616 de 13 de maio de 2008. Regulamenta as ações de controle de infecção hospitalar no país. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 15 maio 19. Seção I.

Weber DJ, Rutala WA. Environmental issues and nosocomial infections. In: Wenzel RP. Prevention and control of nosocomial infections.Baltimore: Willians & Wilkins;1997. p.491-514.

Pereira MS, Souza ACS , Tipple AFV , Prado MA . A Infecção Hospitalar e suas implicações para o cuidar da enfermagem. Texto Contexto Enferm 2005 Abr-Jun; 14(2):250-7.

ANVISA (BR). Intervenções e medidas de prevenção e controle de resistência microbiana.2007.Disponível:www.anvisa.gov.br/serviçosaude/controle/rede_rm/cursos/rm_controle/opas_web/modulo5/blo_precaucao.htm. Acessado em 20 de fev de 2017.

JESUS, Samuel. O papel da Educação em Saúde frente às implicações da atenção básica: do profissional à comunidade. Rev Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, v.3, n.1, Ano E, 2015

Colombo AA, Berbel NAN. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Rev Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 28, n. 2, p. 121-146, jul./dez. 2007

Garcia MAA. Saber, actuar y educar: la enseñanza-aprendizaje en servicios de salud. Interface _ Comunic, Saúde, Educ, v.5, n.8, p.89-100, 2001.

Moura MEB. Infecção hospitalar: estudo de prevalência em um hospital público de ensino. Rev Bras Enferm, Brasília 2007 jul-ago; 60(4):416-21.

Coscrato G, Bueno SMV. Postura profissional do enfermeiro à luz de Freire: entrelaces com o Sistema Único de Saúde. Rev Sau. & Transf. Soc., ISSN 2178-7085, Florianópolis, v.3, n.1, p.79-84, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v11i1.2268



Direitos autorais 2017 Tempus Actas de Saúde Coletiva

Revista Tempus - Actas de Saúde Coletiva (ISSN 1982-8829).
Revista coordenada pela Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (UTICS) do Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) da Universidade de Brasília (UnB).
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported License.
____________________________________

____________________________________