Nutrition in Public Health: Potencial of Action at the Family Health Strategy

Anelise Rizzolo de Oliveira Pinheiro

Resumo


A complexidade do processo de produção social da saúde exige que a atenção à saúde repense sua práxis no sentido da consolidação efetiva dos princípios do Sistema Único de Saúde: universalidade, integralidade e equidade. A participação de outras categorias profissionais na Estratégia de Saúde da Família pode contribuir para a consolidação desses princípios. Outra questão envolve a necessidade de revisitar o processo de formação no sentido de rever o modelo educacional adotado, reformulando
em direção a construções interdisciplinares que avancem para a integralidade. Este texto traz como norte a experiência adquirida com a participação do nutricionista no de na Residência em Saúde da Família - UFSC, discutindo estas questões e aprofundando as mesmas à luz de sua atuação junto à atenção básica em saúde.

Palavras-chave


saúde da família, atenção básica, alimentação e nutrição, promoção da saúde, segurança a alimentar e nutricional, formação profissional

Texto completo:

PDF




Direitos autorais

Revista Tempus - Actas de Saúde Coletiva (ISSN 1982-8829).
Revista coordenada pela Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (UTICS) do Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) da Universidade de Brasília (UnB).
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported License.
____________________________________

____________________________________