Prorrogação da chamada de artigos para o número especial sobre os bacharéis em Saúde Coletiva

2021-07-21

A Revista Tempus – Actas de Saúde Coletiva, do Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB), em parceria com a Associação de Bacharéis em Saúde Coletiva (ABASC), convida a comunidade acadêmica e  interessadxs a submeterem trabalhos (artigos originais, artigos de revisão, relatos de experiência) com temáticas relacionadas aos Bacharéis em Saúde Coletiva. Serão aceitos os textos nas seguintes temáticas:

  • Trabalhos que descrevem e relatam a atuação do bacharel em Saúde Coletiva na pandemia da Covid-19; vivências e práticas durante a formação; remuneração e reconhecimento da profissão;
  • Trabalhos relacionados à inserção dos bacharéis em Saúde Coletiva no mercado de trabalho;
  • Trabalhos que descrevem o avanço e as experiências dos bacharéis em Saúde Coletiva inseridos nos demais locais de mercado de trabalho, além da área da saúde;
  • Desafios atuais do mercado de trabalho para um cenário pós-pandemia;
  • Inovação e avanços nas práticas da Saúde Coletiva.

A graduação em Saúde Coletiva possui mais de dez anos desde a sua criação e, de acordo com o Inep, no período de 2012 a 2019 foram formados 2.214 bacharéis em Saúde Coletiva em 20 Instituições de Ensino Superior no país. É relevante destacar essa temática para publicação na revista Tempus, visando a mostrar a importância, a visibilidade e a contribuição desse profissional para a saúde: os sanitaristas, que, enquanto bacharéis em Saúde Coletiva, buscam inserção no mercado de trabalho e a regulamentação da profissão.

Fundada em 3 de agosto de 2019, a Associação de Bacharéis em Saúde Coletiva (ABASC) é uma instituição que tem como objeto social “representar, patrocinar e defender os interesses dos estudantes de graduação e profissionais bacharéis em Saúde Coletiva”.  A ABASC visa à qualidade da Saúde Coletiva, fortalecendo e valorizando a profissão. Compreende a importância de fomentar a pesquisa científica como instrumento de formação do conhecimento e de desenvolvimento acadêmico, despertando a capacidade de leitura crítica, agregando conhecimento aos alunos, aos egressos e a toda a comunidade científica.

A Revista Tempus – Actas de Saúde Coletiva é uma publicação eletrônica trimestral, instrumento de comunicação, divulgação e intercâmbio de práticas, reflexões e resultados de pesquisas no Campo da Saúde Coletiva. A Revista publica trabalhos de caráter técnico-científico provenientes das atividades de ensino, pesquisa, extensão e serviço, oriundos das produções docentes, discentes e de pesquisadores.

As submissões dos trabalhos seguirão as normas da Revista, no link: http://tempusactas.unb.br/index.php/tempus/about/submissions#authorGuidelines.

CHAMADA DE ARTIGOS
(Português, Inglês, Espanhol)
Tempus Actas de Saúde Coletiva
ISSN 1982-8829 (B3 Saúde Coletiva)

O quê: divulgação de chamada de artigos científicos
Submissões: 22 de maio a 22 de agosto de 2021
Lançamento: dezembro de 2021

Editoras Convidadas
Indyara de Araujo Morais
Jéssica de Souza Lopes
Danylo Santos Silva Vilaça
Josélia de Souza Trindade
Kerolyn Ramos Garcia