Resumo
Este trabalho busca relatar a experiência de aprendizado de um estudante de graduação em Saúde Coletiva em uma disciplina desenvolvida para integração de outros cursos da área da saúde da Universidade de Brasília junto ao serviço em saúde, é proposto também fazer uma abordagem crítica acerca dessa experiência para discussão sobre a estruturação do perfil do profissional a partir desse tipo de experiência na graduação. O curso de graduação em Saúde Coletiva tem muito a se beneficiar neste tipo de aprendizado, já que se trata de uma área onde é ressaltada a importância da equipe, como também é preciso inserir o sanitarista no serviço de forma que ele conheça e seja conhecido no desenvolvimento de suas práticas, com certeza por se tratar de uma graduação ainda nova, muito tem que ser superado para que a inserção do profissional ocorra de forma natural, mas deve-se levantar a problemática desde já, com o intuito de que se estabeleça uma linha positiva de conexão entre profissionais-serviço-população.Referências
Nunes ED. Saúde Coletiva: Uma História Recente de um Passado Remoto. Tratado de Saúde Coletiva. 2ª ed., São Paulo: Editora Hucitec; 2012. p.19-39.
Teixeira CF. Ensino da Saúde Coletiva na graduação. Boletim da Abem, v. 31, n.3, maio/jun. 2003.
Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Relatório Final da ABRASCO Sobre a Graduação em Saúde Coletiva. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva: Oficina de Trabalho de Graduação em Saúde Coletiva; 29-31 out 2009; Recife, BR. ABRASCO: 2010. p.1-27.
Ceccim RB. Inovação na Preparação de Profissionais de Saúde e a Novidade da Graduação em Saúde Coletiva. Bol. da Saúde, v. 16, n. 1, 2002. P.9-36.