Análise descritiva da adequação do cuidado no desempenho dos serviços de saúde no Brasil, 1998-2010.
PDF

Como Citar

Laguardia, J., Ugá, M. A. D., Porto, S. M., Moreira, R., & Viacava, F. (2015). Análise descritiva da adequação do cuidado no desempenho dos serviços de saúde no Brasil, 1998-2010. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 8(4), Pág. 95–110. https://doi.org/10.18569/tempus.v8i4.1586

Resumo

Objetivo: avaliar a adequação do cuidado no desempenho dos serviços de saúde na atenção básica, de média e alta complexidade nas regiões e unidades federadas brasileiras no período de 1998 a 2010. Métodos: dados dos sistemas nacionais de informação em saúde de nascidos vivos, doenças de notificação compulsória, atendimento ambulatorial e hospitalar e dados demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística foram utilizados para o cálculo de taxas padronizadas, médias, razões e proporções para o Brasil, regiões e unidades federativas no período de 1998 a 2010. Resultados: melhor adequação dos serviços de saúde foi observada na área básica e na alta complexidade identificadas pela evolução positiva do número de consultas de pré-natal em todas as regiões e do percentual de tomografias realizadas em pacientes com acidente vascular cerebral que usaram tomografia computadorizada que alcançam, respectivamente, valores em torno de 61% e 33% em 2010. Conclusão: uma melhor avaliação da adequação depende tanto da implementação de políticas e práticas de saúde mais equitativas quanto de mudanças nos registros administrativos.
https://doi.org/10.18569/tempus.v8i4.1586
PDF

A Tempus garante critérios rigorosos, por meio de avaliação sistemática. Os autores se responsabilizam pela veracidade e ineditismo do trabalho cabendo a eles a cessão de direitos de publicação à revista. A confiabilidade dos conteúdos e a marca própria de apresentação tem como objetivo uma comunicação personalizada, adaptada aos padrões da revista, na medida em que adota critérios de excelência exigidos por seus usuários e especialistas, considerando os rigores da comunicação científica. Os autores devem especificar sua contribuição individual na concepção, delineamento, execução do trabalho, análise ou interpretação dos dados, redação e aprovação final do manuscrito. Incluir Fontes de financiamento e de apoio logístico das pesquisas. Ao final da submissão do artigo, os autores devem enviar uma declaração de cessão de direitos de publicação à Revista TEMPUS , assinada e no formato PDF (Portable Document Format ): Modelo da declaração de cessão de direitos.