Fomento à pesquisa em alimentação e nutrição pelo Ministério da Saúde no Brasil, entre 2004 e 2008.

Autores

  • Cássia Pereira das Chagas Pesquisadora colaboradora. FIOCRUZ
  • Denise Oliveira e Silva Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ
  • Antonia Angulo Tuesta Universidade de Brasilia

DOI:

https://doi.org/10.18569/tempus.v9i3.1784

Palavras-chave:

Financiamento da Pesquisa, Fontes de Financiamento de Pesquisa, Política Pública.

Resumo

O artigo apresenta análise dos investimentos à pesquisa em alimentação e nutrição realizado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde do Brasil (Decit/MS), no período de 2004-2008. Tratou-se de estudo analítico com a utilização da base de dados PesquisaSaude do Decit/MS. Os resultados demonstraram a necessidade de aumentar o volume de recursos priorizando as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e financiar pesquisas em alimentação e nutrição de forma contínua para o fortalecimento das ações estratégicas do campo.

Biografia do Autor

Cássia Pereira das Chagas, Pesquisadora colaboradora. FIOCRUZ

Economista, Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Pesquisadora colaboradora. FIOCRUZ. Brasília – DF. Brasil

Denise Oliveira e Silva, Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ

Pós-doutorado em Antropologia da Alimentação pela Ecole des Hautes Etudes en Science Sociales de Paris, França. Pesquisadora Titular em Saúde Pública e Coordenadora do Programa de Alimentação Nutrição e Cultura da FIOCRUZ.

Antonia Angulo Tuesta, Universidade de Brasilia

Doutora em Ciências da Saúde pela UnB. Docente do Curso de Saúde Coletiva, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília (UnB/FCE)

Referências

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

Ministério da Saúde. Pesquisa em saúde no Brasil. Revista Saúde Pública. Brasília: 2008. [Acesso em 20 Ago 2010]. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/rsp/v42n4/itdecit.pdf

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Alimentação e Nutrição Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

Ministério da Saúde (BR), Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Seminário Nacional de Alimentação e Nutrição no SUS – PNAN 10 Anos. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Pesquisa para saúde: contribuições aos 20 anos do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

Ministério da Saúde. Dicionário de dados: informações básicas de utilização do sistema. Brasília: 2010. [Acesso em 03 Ago 2010]. Disponível em: http://pesquisasaude.saude.gov.br/bdgdecit/dicionario.php

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Brasília: 2010. [Acesso: 20 dez. 2010]. Disponível em: http://www.capes.gov.br

Brasil. Decreto nº 4.143, de 25 de Fevereiro de 2002. Regulamenta a Lei no 10.332, de 19 de dezembro de 2001, na parte que institui mecanismo de financiamento para o Programa de Fomento à Pesquisa em Saúde, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. (26 fev. 2002);Seção 1, p. 1-2.

Downloads

Publicado

2015-12-28

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS