Resumo
O acolhimento é uma diretriz prevista na Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde – SUS, que consiste em uma ferramenta tecnológica de qualificação de escuta, construção de vínculo, garantia de acesso com responsabilização e resolutividade nos serviços. O presente estudo teve como objetivo avaliar o processo de acolhimento no Serviço de Oncologia do Hospital Universitário de Brasília - HUB a partir da percepção dos pacientes atendidos. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, em que foram entrevistados, por meio de questionário semiestruturado, 15 pacientes: 10 logo após o término do processo de acolhimento e cinco dias após, durante o início do tratamento. Os dados obtidos demonstraram satisfação com o acolhimento, motivada principalmente pela superação de expectativas que os entrevistados tinham do serviço público com relação à qualidade de atendimento e agilidade dos serviços. Foi percebido que o grupo entrevistado após o acolhimento teve a percepção mais focada no conteúdo e aprendizagem de novas informações, enquanto que os entrevistados no início do tratamento demonstraram percepções focadas na emoção, principalmente com relação ao vínculo com os profissionais. Percebeu-se também que o excesso de informações no acolhimento prejudica a apreensão do conteúdo. Concluiu-se que é necessário padronização e treinamento dos profissionais quanto ao fornecimento de informações, otimizando a palestra e entrevistas, com atenção aos indicadores de resolutividade, vínculo, informação e conhecimento dos profissionais de referência.Referências
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