Utilização de oficinas terapêuticas envolvendo leitura e dinâmicas como propostas de atuação multiprofissional em um CAPS

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Palavras-chave

Mental health
Public health
Literature
Single Health System
Health education Saúde mental
Saúde pública
Literatura
Sistema Único de Saúde
Educação em saúde. Salud Mental
Salud Pública
Literatura
Sistema de salud
Educación sanitaria

Como Citar

MORAIS, V. D., Leite Felix, M. C., Alencar Lima, S. M., & Jó Alves, M. J. (2024). Utilização de oficinas terapêuticas envolvendo leitura e dinâmicas como propostas de atuação multiprofissional em um CAPS. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 12(4), 306–319. https://doi.org/10.18569/tempus.v12i4.2576 (Original work published 28º de dezembro de 2023)

Resumo

Diante da reformulação do modelo assistencial proposta pela reforma psiquiátrica foram criados os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que através de uma equipe multiprofissional oferecem atividades terapêuticas, que visam à construção de novas maneiras de cuidar do usuário com transtorno mental. A realização de oficinas terapêuticas permite a possibilidade de expressar sentimentos de maneira saudável e criativa, estimulando a autoestima e a autoconfiança. Este trabalho trata-se de um estudo descritivo na modalidade de relato de experiência, a partir das atividades desenvolvidas por residentes de enfermagem, farmácia e nutrição nas oficinas terapêuticas realizadas no CAPS Caminhar no município de João Pessoa/PB. O trabalho objetivou promover o acesso ao conhecimento, a troca de ideias e a produção cultural através da leitura de poesias e cordéis, utilização de músicas e dinâmicas. Foram utilizadas oficinas terapêuticas semanalmente, na qual participaram em média 35 usuários. A cada encontro percebíamos a importância do CAPS e das oficinas terapêuticas na produção do cuidado não apenas para eles, mas também para seus familiares. Conclui-se que a realização das oficinas terapêuticas são espaços enriquecedores por proporcionarem a construção de vínculos entre usuários, familiares e equipe do CAPS, permitindo, assim, que tanto o familiar como o paciente reorganizem sua rotina e também retornem suas atividades na sociedade. Palavras-chave: Saúde mental, Saúde pública, Literatura, Sistema Único de Saúde, Educação em saúde.

https://doi.org/10.18569/tempus.v12i4.2576
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