Resumo
Objetivou-se compreender as contribuições e desafios dos enfermeiros supervisores na formação acadêmica de enfermagem no contexto hospitalar. Trata-se de um estudo qualitativo, realizando em um hospital de ensino no Brasil. Foram realizadas observações e três sessões de grupo focal com enfermeiros assistenciais, enfermeiros gestores e acadêmicos de enfermagem, sendo os achados submetidos à análise de conteúdo e o projeto aprovado em comitê de ética em pesquisa. Identificou-se a importância da integração ensino-serviço para a formação em saúde, especialmente da Enfermagem; os desafios pelo acúmulo de funções do enfermeiro supervisor e de tarefas para os estudantes, bem como os limites postos na inserção do acadêmico no cenário assistencial. Integrar a pesquisa ao ensino, gestão e assistência, desenvolver protocolos para orientar o estágio, institucionalizar a educação permanente, melhorar o planejamento da entrada dos discentes, estruturar uma disciplina na graduação sobre técnicas de ensino, poderiam ser estratégias a facilitar a qualificação do estágio em enfermagem.