Faces e disfarces da formação em Odontologia: revelando e conceituando o ensino da odontologia in vitro
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Palavras-chave

Saúde Bucal. Competência Clínica. Clínicas Odontológicas. Educação Superior. Odontologia.

Como Citar

Fonseca, G. S., Junqueira, S. R., & Botazzo, C. (2021). Faces e disfarces da formação em Odontologia: revelando e conceituando o ensino da odontologia in vitro. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 12(2). https://doi.org/10.18569/tempus.v12i2.2689

Resumo

Pretende-se descortinar aspectos relacionados ao ensino clínico em uma escola de odontologia pública do estado de São Paulo. Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, cujos participantes foram estudantes de graduação em odontologia da referida instituição. As categorias de análise emergiram em um grupo focal com a participação de 06 estudantes (n=06), conformado de modo heterogêneo para o ano de matrícula e modalidade de curso. O material audiogravado foi transcrito e analisado pela Hermenêutica-Dialética. O centramento dentário permanece em uma posição de destaque no currículo, o que ocasiona a substituição do sujeito pelo elemento dentário. As clínicas tornam-se não resolutivas ao valorizar procedimentos em detrimento do paciente na sua complexidade e integralidade. Emerge a existência do ensino de uma odontologia despida de realidade, elaborada de acordo com a conveniência e necessidades das disciplinas, de modo fragmentado, fechado, sem espaço para a entrada das inúmeras variáveis que acompanham o sujeito em sua complexidade psíquica, biológica e social: o “ensino da odontologia in vitro”. É urgente a necessidade de se reorientar as práticas desenvolvidas na intimidade das clínicas das escolas de odontologia, rompendo seus disfarces e iniciando um processo de formação mais coerente com a realidade do trabalho e as demandas da sociedade.

https://doi.org/10.18569/tempus.v12i2.2689
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