Resumo
Objetivo: Verificar a associação entre violência familiar infantojuvenil e a zona em que os escolares estudam. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com escolares matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental vinculados a escolas públicas da zona urbana e rural de Chaval – Ceará. A coleta de dados ocorreu de janeiro a fevereiro de 2019 por meio da aplicação da escala S.A.N.I. Resultados: A amostra foi composta por 117 escolares, sendo 52,1% do sexo masculino e a média de idade foi de 10,9 anos. Houve diferença significativa (p ? 0,05) na relação entre a pontuação na escala SANI e as zonas urbana e rural. Conclusão: Foi comprovada nesta pesquisa que as maiores percepções foram de escolares da zona urbana e em contraponto, todos os participantes selecionados por pontuar zero na escala SANI eram matriculados na zona rural.Referências
- COSTA, R.D.B; COSTA, C.B; MOSMANN, C.P; FALCKE, D. Experiências na família de origem que repercutem no clima familiar dos descendentes. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 18, n. 2, p. 408-425, 2018.
- SCHEK, G. et al. Os profissionais e a violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes: entre os preceitos legais e conceptuais Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 50, n. 5, pp. 780-785, 2016.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências: orientação para gestores e profissionais de saúde – Brasília: Ministério da Saúde, p. 29. 2010.
- MAGALHÃES, J.R.F. et al. Violência intrafamiliar: vivências e percepções de adolescentes. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v. 21, n. 1, p. 1-7, 2017.
- SARAIVA, A.B; PEREIRA, B; CRUZ, J.M.Z. Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes. Revista de educação, PUC-Campinas, v. 24, n. 1, p. 89-107, 2019.
- HILDEBRAND, N.A; CELERI, E.H.R.V; MORCILLO, A.M; ZANOLLI, M.L. Resiliência e problemas de saúde mental em crianças e adolescentes vítimas de violência. Revista de Saúde Pública, v.53, p. 17, 2019.
- SOUZA, C.M; VIZZOTTO, M.M; GOMES, M.B. Relação entre violência familiar e transtorno de estresse pós-traumático. Psicologia, Saúde e doenças, v. 19, n. 2, p. 222-233, 2018.
- SILVA, C.G.S. A violência doméstica e sua influência na aprendizagem: um estudo exploratório no centro de integração familiar (ceifar). Revista tarrafa, p. 96-106. Acesso em: 22 de maio de 2018. Disponível em: http://www.uneb.br/tarrafa/files/2012/10/a-viol%c3%aancia-dom%c3%a9stica-e-sua-influ%c3%aancia-na-aprendizagem.pdf. 2018.
- COSTA, C; NARVAZ, M.G; CAMARGO, K. Violência de gênero em áreas rurais: o caso de Santana do Livramento (RS). Ciências Sociais Unisinos, v. 54, n. 2, p. 229-239, 2018.
- HONORATO, L.G.F. et al. Violência na Infância e Adolescência: Perfil notificado na mesorregião do Baixo Amazonas. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 70, n. 2, p. 266-284, 2018.
- IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/chaval/panorama. Acesso em: 17 de maio de 2018.
- SOUSA, C.R.O. et al. Fatores preditores da evasão escolar entre adolescentes com experiência de gravidez. Cadernos de Saúde Coletiva, v. 26, n. 2, p. 160-169, 2018.
- MALTA, D.C. et al. Fatores associados aos episódios de agressão familiar entre adolescentes, resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 4, p. 1287-1298, 2019.
- SAID, A.P; COSTA JÚNIOR, A.L. Polivitimização de meninos vitimizados sexualmente: uma análise documental a partir de fichas de notificação. Contextos Clínicos, v. 11, n. 1, 2018.