Multiplicando saberes e dialogando experiências: oficinas de acolhimento em saúde mental em regional de saúde de pernambuco

Versões

PDF

Palavras-chave

Saúde Mental
Acolhimento
Educação Continuada
Humanização da Assistência Saúde Mental
Acolhimento
Educação Continuada
Humanização da Assistência. Mental health Host
ContinuingEducation
Humanitarian Assistance

Como Citar

Cabral de Moura, H. V., De Araújo Silva, F. F., & Nunes da Silva, G. R. (2024). Multiplicando saberes e dialogando experiências: oficinas de acolhimento em saúde mental em regional de saúde de pernambuco. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 13(1), 140–152. https://doi.org/10.18569/tempus.v13i1.2704 (Original work published 29º de dezembro de 2023)

Resumo

Na Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde, o acolhimento é uma das principais diretrizes na promoção de humanização do atendimento, organização do serviço e fortalecimento do vínculo entre usuário e equipes de saúde. Este escrito, traz o relato de experiência de um grupo de residentes em Saúde Mental do município de Garanhuns-PE, que percorreram alguns municípios da V regional de saúde do estado de Pernambuco. Em que, através de espaço coletivo de informação, buscaram refletir e discutir, juntamente com aproximadamente 130 profissionais de nível médio, sobre acolhimento em saúde mental. Com esses momentos buscou-se, propiciar aos profissionais uma percepção mais ampla sobre o acolhimento, especificamente na singularidade do campo da saúde mental. Que essa tecnologia de cuidado proporcione uma escuta do usuário, com valorização de suas queixas, identificação dos riscos e necessidades, de modo a ofertar um encaminhamento adequado destas, e que não pressupõe hora ou profissional específico para fazê-lo.
https://doi.org/10.18569/tempus.v13i1.2704
PDF