Vigilância participativa na escola para o controle de arboviroses: um relato de experiência
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Palavras-chave

Aedes aegypti
Enfoque Eco-Bio-Social
Participação da comunidade
Vigilância em saúde pública
Escola

Como Citar

Fernandes, H. M. C., Silva, K. A., de Vasconcelos, R. B., Silva, M. R. F. da, & Caprara, A. (2025). Vigilância participativa na escola para o controle de arboviroses: um relato de experiência. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 15(3). https://doi.org/10.18569/tempus.v15i3.2793

Resumo

O trabalho descreve a experiência de implantação da vigilância participativa para o controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em uma escola da rede privada da cidade de Fortaleza/CE. Destaca-se o enfoque teórico da abordagem Eco-Bio-Social, que tem na participação da comunidade um dos seus princípios, possibilitando uma visão integrada das ações de vigilância com foco na melhoria das condições de vida e saúde da população. Para realizar controle das arboviroses na escola foram formadas quatro equipes de brigada, compostas cada uma por cinco estudantes do Fundamental II. O conhecimento adquirido com a oficina e a rotina de vistoria dos criadouros ajudou os estudantes a despertar para as dificuldades sentidas na sua realidade. A experiência decorrente do caminho seguido permitiu a construção de um projeto de intervenção com foco na vigilância participativa das arboviroses, a ser implementado em outras escolas.
https://doi.org/10.18569/tempus.v15i3.2793
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