PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

Versões

PDF

Palavras-chave

Salud pública, Salud colectiva, Mercado de trabajo, Educación de postgrado. Public health, Colective Health, Job Market, Education, Graduate. Saúde pública, Saúde Coletiva, Mercado de trabalho, Educação de pós-graduação.

Como Citar

Patricio das Graças Almeida, K. ., Alves dos Santos Morais, P., Guio Cavaca, A., & Pavani Lemos , A. S. . (2024). PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 15(4), 165–184. https://doi.org/10.18569/tempus.v15i4.2908

Resumo

O trabalho objetiva refletir sobre a formação e inserção do egresso de pós-graduação em Saúde Coletiva no mercado de trabalho. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, utilizando-se a estratégia PICO (população, intervenção, comparação e desfecho), elaborada em seis etapas: definição da pergunta norteadora; busca na literatura; coleta de dados; análise crítica dos estudos incluídos; discussão dos resultados; e apresentação da revisão integrativa. A busca foi realizada nas bases de dados LILACS, Scielo, CAPES, EMBASE, Pubmed, Medline e Google Acadêmico, referente ao período de 2008 a 2019. Ao final, foram selecionados seis trabalhos que respondiam à questão norteadora. Após análise crítica dos resultados, a discussão foi apresentada em três categorias analíticas: a) formação do profissional pós-graduado em Saúde Coletiva; b) Inserção dos profissionais no mercado de trabalho; c) contribuição do pós-graduado em Saúde Coletiva para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Revela-se que é necessário formar pesquisadores/trabalhadores aptos a identificar problemas coerentes com as necessidades sociais em saúde, e que a compreensão da trajetória dos egressos dos cursos de pós-graduação em Saúde Coletiva é um desafio, não somente pela diversidade de projetos pedagógicos, mas também pelas múltiplas formas de inserção no mercado de trabalho.

Palavras-chave: Saúde pública, Saúde Coletiva, Mercado de trabalho, Educação de pós-graduação.

https://doi.org/10.18569/tempus.v15i4.2908
PDF