BACHARELADO EM SAÚDE COLETIVA NO SUDESTE DO PARÁ

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Palavras-chave

Formação Profissional em Saúde; Saúde Coletiva; Educação Superior; Ensino. Health human resource training, public health, higher education, educational technics Formación profesional en salud, salud colectiva, educación superior, docencia.

Como Citar

Cavalcanti, A., de Oliveira Campos, A. A., Viana Campos, A. C. ., Podalirio Borges de Almeida, C., Santos Cossolosso, E. H. ., Piassi Dias Godói, I., Dias Lima Jedlicka, L., & da Silva Castro, P. (2024). BACHARELADO EM SAÚDE COLETIVA NO SUDESTE DO PARÁ : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ACOMPANHAMENTO DOS PRIMEIROS EGRESSOS. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 15(4), 214–228. https://doi.org/10.18569/tempus.v15i4.2921

Resumo

A formação de bacharéis em saúde coletiva propõe um novo modo de organização do processo de trabalho em saúde. Enfatiza-se a promoção da saúde, a prevenção de riscos e agravos, a reorientação da assistência, e a melhoria da qualidade de vida, privilegiando mudanças nos modos de vida e nas relações entre os sujeitos sociais envolvidos no cuidado à saúde da população. O presente artigo relata a experiência de acompanhamento ocorrida em setembro de 2019, de egressos da primeira turma de graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, em Marabá - Pará. Dentre os 11 egressos da primeira turma deste curso de bacharelado, apenas 5 responderam ao formulário de acompanhamento, resultando no seguinte perfil: 80% têm entre 22 e 25 anos de idade, 80% do gênero masculino, 60% pardos, 80% solteiros, 80% residem em Marabá; 20% exerciam atividade remunerada durante a graduação e nenhum está inserido na área de atuação do curso. Dos respondentes, 50% estão exercendo atualmente alguma atividade remunerada com carga horária igual ou superior a 40 horas semanais. Apesar dos egressos terem concluído o curso há menos de 12 meses, o fato de não estarem inseridos na área é preocupante, ainda que as oportunidades de regularização do curso em concursos públicos estejam avançando. É importante o acompanhamento dos egressos como função social da universidade, buscando assim, observar o seu percurso e também manter vínculo e interação com a comunidade.

https://doi.org/10.18569/tempus.v15i4.2921
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