Estudo comparativo das produções científicas e tecnológicas dos especialistas seniores em Covid-19 após um ano de pandemia no Brasil

Versões

PDF

Palavras-chave

Covid-19
Lattes Platform
ScritpLattes
Big Data
Information Management Covid-19
Plataforma Lattes
ScritpLattes
Big Data
Gestão da Informação Covid-19
Plataforma Lattes
ScriptLattes
Bid Dta
Gestión de la Información

Como Citar

Koch Chaves, H., Brandão da Silva, J. M., Lima Alves Hir, M. E., de Freitas da Silveira, C. C., Pascual Mena-Chalco, J., & Lima de Magalhães, J. . (2024). Estudo comparativo das produções científicas e tecnológicas dos especialistas seniores em Covid-19 após um ano de pandemia no Brasil. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 16(3), Pág. 216–240. https://doi.org/10.18569/tempus.v16i3.3123 (Original work published 28º de dezembro de 2023)

Resumo

A pandemia da Covid-19 mostrou-se como um dos maiores desafios sanitários de todos os tempos. Em tempos de crises e pandemias, o Big Data surge como uma ferramenta benéfica e essencial tanto do ponto de vista econômico quanto científico, especialmente no cenário no qual nos encontramos: ausência de medicamentos com eficácia clinicamente comprovada contra o novo vírus. Nesse contexto, torna-se cada vez mais importante o trabalho em rede, o compartilhamento aberto de dados em pesquisa, assim como a rápida identificação de especialistas em áreas específicas da ciência. A Plataforma Lattes é o principal repositório curricular de profissionais e especialistas no Brasil, sendo possível extrair diversas informações dos mesmos tais como instituição onde trabalham, projetos, linhas de pesquisa, produções científicas e tecnológicas, dentre outras. Baseado no mapeamento desses currículos, foi realizado um estudo comparativo em dois momentos (2020 e 2021) visando analisar a evolução do cenário científico no país dos especialistas em Covid-19. Para facilitar a identificação, extração e tratamento dessas informações, utilizou-se a ferramenta computacional ScriptLattes. Foi observado um aumento substancial na quantidade de currículos na plataforma após um ano de pandemia, assim como a quantidade de projetos iniciados, artigos completos publicados em periódicos, orientações. Em ambos os casos, observou-se também a predominância dos especialistas na região sudeste do Brasil. Os resultados mostraram-se eficientes pelo tratamento dos dados e o procedimento poderá ser replicado em diversas áreas da ciência.

https://doi.org/10.18569/tempus.v16i3.3123
PDF