Education strategies and tools for qualification of family health teams
PDF

Como Citar

Barreto, I. C. H. (2007). Education strategies and tools for qualification of family health teams. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 1(1), Pág. 77–97. https://doi.org/10.18569/tempus.v1i1.396

Resumo

Construir efetivamente um sistema público de saúde universal, integral e equânime, de acordo com o que foi definido na Constituinte para o SUS, exige dos gestores e trabalhadores grandes esforços no campo da organização dos serviços e da formação profissional. O Ministério da Saúde, em 2003, instituiu a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, como estratégia para a formação e desenvolvimento de trabalhadores para o setor, tendo criado desde então inúmeros projetos com o objetivo de, por meio do processo educativo dos trabalhadores em saúde, possibilitarem a reorientação do modelo assistencial em saúde. A efetivação de todos esses projetos e programas exige, contudo, que seja redesenhada a estrutura da formação no campo da saúde de uma forma mais profunda e abrangente. A proposta da criação de Sistemas de Saúde Escola insere-se nesse contexto. A idéiaforça de um Sistema de Saúde Escola (SSE) é criar uma Estratégia de Educação Permanente em parceria com as instituições de ensino, organizações não governamentais e movimentos populares, transformando toda a rede de serviços de saúde existente em um determinado território político-administrativo em espaços de educação contextualizada e de desenvolvimento profissional. O presente artigo discute ainda a dimensão pedagógica e as diretrizes de um Sistema de Saúde Escola, bem como as implicações da ordenação na formação de recursos humanos para o SUS.
https://doi.org/10.18569/tempus.v1i1.396
PDF

A Tempus garante critérios rigorosos, por meio de avaliação sistemática. Os autores se responsabilizam pela veracidade e ineditismo do trabalho cabendo a eles a cessão de direitos de publicação à revista. A confiabilidade dos conteúdos e a marca própria de apresentação tem como objetivo uma comunicação personalizada, adaptada aos padrões da revista, na medida em que adota critérios de excelência exigidos por seus usuários e especialistas, considerando os rigores da comunicação científica. Os autores devem especificar sua contribuição individual na concepção, delineamento, execução do trabalho, análise ou interpretação dos dados, redação e aprovação final do manuscrito. Incluir Fontes de financiamento e de apoio logístico das pesquisas. Ao final da submissão do artigo, os autores devem enviar uma declaração de cessão de direitos de publicação à Revista TEMPUS , assinada e no formato PDF (Portable Document Format ): Modelo da declaração de cessão de direitos.