Abstract
Este artigo apresenta o relato de experiência do Programa de Educação Tutorial em Odontologia da Universidade de Brasília, durante o período de março a dezembro de 2010. O cenário de prática das atividades de campo é a Regional Administrativa do Itapoã, no Distrito Federal, e a atuação do grupo tutorial acontece junto às Equipes de Saúde da Família por meio de rotinas educativo-preventivas em saúde bucal durante as visitas domiciliares, atividades clínicas e desenvolvimento de pesquisas. Alunos e preceptores estão sendo capazes de reconhecer os determinantes sociais do processo saúde-doença, analisar os indicadores de saúde bucal da população, aprimorar práticas educativas utilizadas na Estratégia Saúde da Família e promover saúde no âmbito da comunidade. As principais dificuldades encontradas dizem respeito a limitação de espaço físico e de recursos capazes de atender a demanda do grupo tutorial e das famílias assistidas. Esta experiência tutorial junto à Estratégia Saúde da Família possibilita um aprendizado que vai muito mais além do que a tradição de ensino bio-tecnicista da odontologia, bem como permite aos discentes de odontologia da UnB ‘vivenciar uma experiência real’ e refletir sobre os conhecimentos teóricos obtidos nos ‘bancos da universidade’.