Avaliação da Qualidade de Vida de pacientes com enteroparasitoses atendidos num Hospital Escola de João Pessoa-PB utilizando um Modelo de Regressão Logística
PDF (Português (Brasil))
PDF

Keywords

Qualidade de Vida
Doenças Parasitárias
Saneamento Básico

How to Cite

Bastos Cavalcante, U. M., Linhares de Melo, S. A., Dantas, S. H., Fernandes Campos Coelho, H., & Bezerra Luna Lima, C. M. (2016). Avaliação da Qualidade de Vida de pacientes com enteroparasitoses atendidos num Hospital Escola de João Pessoa-PB utilizando um Modelo de Regressão Logística. Tempus – Actas De Saúde Coletiva ISSN 1982-8829, 10(2), Pág. 275–288. https://doi.org/10.18569/tempus.v10i2.1650

Abstract

O presente artigo consiste em avaliar a qualidade de vida dos pacientes com enteroparasitoses atendidos no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário Lauro Wanderley. A coleta de dados foi realizada diariamente, pela manhã, no laboratório do referido hospital. A amostra avaliada foi constituída por 40 pacientes de ambos os sexos, com idade entre 18 a 59 anos e que apresentaram solicitação para exames de fezes. Todos foram convidados por meio de uma abordagem individual e em seguida receberam um questionário para ser respondido, o questionário de Qualidade de Vida SF-36. Para análise dos dados utilizou-se um modelo de regressão logística considerando como resposta a variável resultado do exame, em que 1 seria positivo e 0 negativo. Essa análise foi feita com o auxílio do software R. Foram considerados neste trabalho 06 dos 08 domínios que compõem o questionário, pois 02 deles apresentaram problemas. Dos 06, dois foram estatisticamente significativos, Estado Geral de Saúde e Saúde Mental. Ao analisar as variáveis foi possível concluir que um indivíduo com bom estado geral de saúde, porém com sua saúde mental fragilizada, tende a ser mais susceptível a ter uma enteroparasitose.
https://doi.org/10.18569/tempus.v10i2.1650
PDF (Português (Brasil))
PDF

References

Oro, D.; Koproski, G. K.; Oro, N. A.; Sbardelotto, C.; Seger, J. (2010). Prevalência de parasitas intestinais em crianças de Descanso – Santa Catarina – Brasil. Unoesc & Ciência - ACBS, Joaçaba, jul./dez. 2010;1(2):151-156.

Oliveira VF, Amora LM. Associação entre a ocorrência de parasitos intestinais e diferentes variáveis clínicas e epidemiológicas em moradores da comunidade Ribeira I, Araci, Bahia, Brasil. RBAC. 2012;44(1):15-25.

Lima DS, Mendonça RA, Dantas FCM, Brandão JOC, Medeiros CSQ. Parasitoses intestinais infantis no nordeste brasileiro: uma revisão integrativa da literatura. Cadernos de Graduação - Ciências Biológicas e da Saúde Facipe, Recife, Nov 2013;1(2):71-80.

Santos SA, Merlini LS. Prevalência de enteroparasitoses na população do município de Maria Helena, Paraná. Ciênc saúde coletiva on line [Internet]. 2010 Mai.;15(3):899-05.

Brasil, Ministério da Saúde – Secretaria de Vigilância da Saúde. Saúde Brasil 2005 – Uma Análise da Situação de Saúde. Brasília 2005.

A Tempus garante critérios rigorosos, por meio de avaliação sistemática. Os autores se responsabilizam pela veracidade e ineditismo do trabalho cabendo a eles a cessão de direitos de publicação à revista. A confiabilidade dos conteúdos e a marca própria de apresentação tem como objetivo uma comunicação personalizada, adaptada aos padrões da revista, na medida em que adota critérios de excelência exigidos por seus usuários e especialistas, considerando os rigores da comunicação científica. Os autores devem especificar sua contribuição individual na concepção, delineamento, execução do trabalho, análise ou interpretação dos dados, redação e aprovação final do manuscrito. Incluir Fontes de financiamento e de apoio logístico das pesquisas. Ao final da submissão do artigo, os autores devem enviar uma declaração de cessão de direitos de publicação à Revista TEMPUS , assinada e no formato PDF (Portable Document Format ): Modelo da declaração de cessão de direitos.