A violência no contexto de crianças em uma escola pública: relato de experiência de uma oficina.
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How to Cite

Pinheiro, N. C., Pires, R. R., Maia, I. B. C., & Torres, A. C. S. (2018). A violência no contexto de crianças em uma escola pública: relato de experiência de uma oficina. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 12(1), Pág. 223–234. https://doi.org/10.18569/tempus.v10i4.2296

Abstract

O objetivo deste trabalho é compreender, através de percepções e expressões das crianças, o modo como estes convivem e/ou reproduzem a violência em seu cotidiano. Para tanto, nos utilizamos do relato de experiência de uma oficina realizada com alunos do quarto ano de uma escola pública de X. A partir do exposto nas produções e nos relatos ao longo da oficina foi possível identificar vivências de violência urbana, presente através dos desenhos de armas de fogo e dos relatos das situações violentas no bairro onde moram. A violência escolar manifestada por atos de agressão entre alunos também foi percebida através dos desenhos. A partir disso se conclui sobre o fato da violência permear as relações entre as crianças, tanto no contexto comunitário como institucional. Dessa forma, vimos a necessidade da criação de estratégias de enfrentamento à violência, como promoção de saúde no contexto escolar e comunitário.
https://doi.org/10.18569/tempus.v10i4.2296
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