Abstract
Objetivo: Este estudo trata-se de um relato de experiência acerca de um programa da prefeitura da cidade de Santa Maria, sul do Brasil, vinculado à um projeto de extensão denominado Sorria Santa Maria que teve seu início em 2017 e permanece em andamento. Nosso objetivo com isso foi, além de contribui com os usuários que têm dificuldade em acessar os atendimentos odontológicos na atenção básica, promover e demonstrar as práticas em saúde coletiva, construídas em diferentes processos de trabalho e estreitamente ligadas a estruturas da sociedade. Relato de experiência: O programa destina-se aos usuários do Sistema Único de Saúde do município que não conseguem acessar as Unidades Básicas de Saúde, devido à baixa cobertura de saúde bucal municipal e às funções profissionais exercidas durante horário comercial pelos usuários. Os agendamentos são realizados segundo uma lista de espera com o contato de pacientes que manifestaram desejo de uma avaliação odontológica. Nas consultas, realiza-se então acolhimento, avaliação e atendimento destes pacientes até a conclusão do plano de tratamento. Conclusão: Importantes impactos foram alcançados até o presente momento, tanto em relação ao expressivo número de atendimentos odontológicos realizados quanto à redução das listas de espera para atendimento odontológico. Além disto, ressaltam-se que as ações de promoção de saúde ligadas ao projeto resultam em uma maior integração entre ensino-serviço-comunidade no município.References
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