Aprendizados e desafios na vivência de discentes de enfermagem com Agentes Comunitários da Saúde
PDF

Palavras-chave

Agentes Comunitários de Saúde
Hipertensão
Educação Permanente

Como Citar

Miranda Medeiros, L. L. de, Pereira Alves, Érica ., Miranda Alves, A. A. de ., & Costa Farias Almeida, T. da . (2023). Aprendizados e desafios na vivência de discentes de enfermagem com Agentes Comunitários da Saúde: experiência de projeto de extensão. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 15(01), 275–287. Recuperado de https://tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/2936

Resumo

O Agente Comunitário de Saúde é o profissional que faz o elo entre a comunidade e a atenção primária a saúde, buscando atender as necessidades de saúde da população. No contexto da Pandemia do COVID-19, seu trabalho foi reestruturado, e muitas de suas vivências junto a comunidade foram suprimidas, especialmente, com aqueles usuários que apresentam o diagnóstico Hipertensão Arterial. Este estudo objetiva relatar a experiência da vivência de discentes de graduação em enfermagem com Agentes Comunitários da Saúde durante ações de educação permanente no período da pandemia do COVID-19. A experiência aconteceu no período de agosto a dezembro de 2020, durante a realização do projeto de extensão intitulado: Agentes Comunitários de Saúde no âmbito da Pandemia do COVID-19 - capacitar para transformar a população de pessoas com hipertensão arterial em agentes populares de saúde; o qual envolveu quatro discentes do curso de Enfermagem, que desenvolveram atividades de educação permanente com os profissionais de forma remota, por meio da plataforma do Google meet e redes sociais (WhatsApp e Instagram). A experiência se mostrou possível, inovadora e desafiante no contexto vivenciado, oportunizando aprendizados essenciais para a formação do enfermeiro e maior reconhecimento sobre a importância do processo de trabalho desses profissionais.

PDF

A Tempus garante critérios rigorosos, por meio de avaliação sistemática. Os autores se responsabilizam pela veracidade e ineditismo do trabalho cabendo a eles a cessão de direitos de publicação à revista. A confiabilidade dos conteúdos e a marca própria de apresentação tem como objetivo uma comunicação personalizada, adaptada aos padrões da revista, na medida em que adota critérios de excelência exigidos por seus usuários e especialistas, considerando os rigores da comunicação científica. Os autores devem especificar sua contribuição individual na concepção, delineamento, execução do trabalho, análise ou interpretação dos dados, redação e aprovação final do manuscrito. Incluir Fontes de financiamento e de apoio logístico das pesquisas. Ao final da submissão do artigo, os autores devem enviar uma declaração de cessão de direitos de publicação à Revista TEMPUS , assinada e no formato PDF (Portable Document Format ): Modelo da declaração de cessão de direitos.