Abstract
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise
dos resultados esperados de um projeto de
Educação Permanente em Saúde intitulado
“Atualização em Atenção Básica de Saúde”,
desenvolvido por um Pólo Regional de
Educação Permanente em Saúde do Estado
do Paraná, no que se refere à multiplicação
dos conteúdos pelos sujeitos que o realizaram
para os demais profissionais do município e
mudanças no processo de trabalho. Para tanto,
realizou-se pesquisa de campo junto a 18
profissionais participantes do curso, por meio
de questionário, sendo os dados coletados
analisados a partir de uma abordagem
quantitativa. No que concerne ao efeito multiplicador 78% dos sujeitos realizou o
repasse de alguns conteúdos e os demais não
o fizeram devido várias dificuldades a nível
local; as mudanças no processo de trabalho
se expressaram na organização do trabalho
e técnica, melhora do conhecimento sobre o
serviço e melhor desempenho profissional.
Os resultados obtidos revelam que quando os
participantes do curso conseguiram atuar como
multiplicadores houve melhor organização no
trabalho, melhor atendimento a população e
trabalho em equipe. Deste modo, considera-se
relevante ter nos serviços de saúde, um espaço
coletivo de reflexão e ação para a constituição
de sujeitos críticos, desenvolvimento de
vínculos e a cooperação mútua, como é
proposto pela educação permanente em saúde.