Regulação do Acesso aos Serviços de Saúde: a mediação do Núcleo de Atendimento ao Cliente

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Palavras-chave

Sistema Único de Saúde
Atenção Primária à Saúde
Regulação do acesso à saúde.Sistema Único de Saúde
Regulação do acesso à saúde. Sistema Único de Salud
Atención Primaria de Salud
Regulación del acceso a la salud Single Health System
Primary Health Care
Regulation of access to health

Como Citar

de Sousa, J. M., Felipe, K. L., Fabrício, S. C., Nascimento, M. A. dos S., Cavalcante, F. A. P., & Oliveira, L. C. de. (2024). Regulação do Acesso aos Serviços de Saúde: a mediação do Núcleo de Atendimento ao Cliente. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 14(4), 191–210. https://doi.org/10.18569/tempus.v14i4.2688

Resumo

O poder público implantou a estratégia de regulação do acesso como forma de organizar o sistema de saúde e garantir o ingresso aos serviços de saúde. Com a regulamentação da RAS, através da Portaria nº 4.279, a Regulação Assistencial visa garantir o ingresso aos serviços de saúde, possibilitar a integralidade do cuidado e a comunicação entre os serviços de saúde. O presente estudo tem como objetivo analisar os processos de regulação do acesso dentro da Rede de Atenção à Saúde do município de Fortaleza. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido em três Unidades de Atenção Primária do município de Fortaleza, com gerentes das unidades e trabalhadores do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC). A realidade do município de Fortaleza demonstra um avanço no fluxo de atendimentos com a implantação da Central de Regulação e do Núcleo de Atendimento ao Cliente, entretanto a oferta ineficiente de serviços, a ausência de sistemas informatizados integrados, dificultam o atendimento especializado gerando filas de espera virtuais que comprometem significativamente a integralidade da atenção e qualidade dos serviços de saúde.
https://doi.org/10.18569/tempus.v14i4.2688
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