Teias de um Observatório para a saúde das populações do campo, da floresta e das águas no Brasil

Fernando Ferreira Carneiro, Vanira Matos Pessoa, Carlos André Moura Arruda, Cleber Adriano Rodrigues Rodrigues Folgado, Rackynelly Alves Sarmento Soares, Rosana Kirsch Kirsch, Alan Freihof Tygel, Priscila Delgado Carvalho

Resumo


A Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas reconhece a dívida histórica do Estado brasileiro com a saúde dessas populações, apresenta a necessidade de superação do modelo de desenvolvimento econômico e social na busca de relações homem–natureza responsáveis e promotoras da saúde. Como fruto da implantação dessa política, pensando no seu monitoramento e avaliação, estruturou-se em 2012 um Observatório denominado OBTEIA. Objetiva-se apresentar a experiência desse Observatório, focando o seu processo metodológico e nos principais resultados. Este Observatório vem sendo estruturado a partir da criação de uma Teia de Saberes e Práticas, que envolve movimentos sociais, academia e gestoras(es)/trabalhadoras(es) do Sistema Único de Saúde. O foco das ações tem sido o de visibilizar essa população por meio de um portal interativo na internet (www.saudecampofloresta.unb.br), coleta e processamento de informações, notícias, estudos, vídeos, cadernos, bem como promover o debate acerca de referenciais críticos e métodos de pesquisa coerentes com o modo de viver dessas populações. Essa experiência vem possibilitando o envolvimento de distintos grupos e seu reconhecimento político dessa ferramenta como estratégia de fortalecimento e melhoria da produção de informações capazes de disparar ações e decisões focadas nas populações do campo, da floresta e das águas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v8i2.1524



Direitos autorais

Revista Tempus - Actas de Saúde Coletiva (ISSN 1982-8829).
Revista coordenada pela Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (UTICS) do Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) da Universidade de Brasília (UnB).
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported License.
____________________________________

____________________________________