Resumo
A pesquisa tem como objeto de estudo as representações sociais da mídia impressa sobre a bebida alcoólica, para se identificar tal representação teve-se como objetivos identificar artigos publicados nas revistas Veja® e Istoé® no período de 2005 a 2010 e, analisar as representações sociais produzidas por tais publicações sobre a bebida alcoólica. O conteúdo para analise do estudo emergiu da seleção de matérias jornalísticas contidas em 67 reportagens. O estudo configura-se em uma pesquisa documental associado ao fenômeno conceitual da Teoria das Representações Sociais, e aborda os significados relacionados ao incentivo do consumo da bebida alcoólica os quais foram agrupados por apresentarem em seus conteúdos, informações que despertassem o leitor a provar e/ou aprimorar a forma de como degustar a bebida alcoólica. O estudo contribuiu para a compreensão do papel da mídia frente à sociedade leitora no combate aos problemas de saúde publica relacionado ao consumo excessivo de bebida alcoólica.A Tempus garante critérios rigorosos, por meio de avaliação sistemática. Os autores se responsabilizam pela veracidade e ineditismo do trabalho cabendo a eles a cessão de direitos de publicação à revista. A confiabilidade dos conteúdos e a marca própria de apresentação tem como objetivo uma comunicação personalizada, adaptada aos padrões da revista, na medida em que adota critérios de excelência exigidos por seus usuários e especialistas, considerando os rigores da comunicação científica. Os autores devem especificar sua contribuição individual na concepção, delineamento, execução do trabalho, análise ou interpretação dos dados, redação e aprovação final do manuscrito. Incluir Fontes de financiamento e de apoio logístico das pesquisas. Ao final da submissão do artigo, os autores devem enviar uma declaração de cessão de direitos de publicação à Revista TEMPUS , assinada e no formato PDF (Portable Document Format ): Modelo da declaração de cessão de direitos.