Graduação em Saúde Coletiva e o processo de construção de cenários práticos.

Palavras-chave

Saúde Coletiva
Educação Superior
Ensino
Prática de Saúde Pública

Como Citar

Silva, N. E. K., Ventura, M., & Ferreira, J. (2023). Graduação em Saúde Coletiva e o processo de construção de cenários práticos. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 7(3). Recuperado de https://tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1318

Resumo

O ensaio busca problematizar a noção de campos de estágio para a formação do sanitarista, tendo como objetivo compreender as possibilidades e limites para o desenvolvimento de competências atinentes a uma práxis de Saúde Coletiva, em nível de graduação. Além de obstáculos operacionais, ressalta-se a importância de debater o sentido de prática ou de campo prático na formação em Saúde Coletiva. Mais que identificar um campo, o desafio é o de construir espaços e metodologias que propiciem o exercício da observação, da reflexão e da crítica, com vistas à consolidação do Sistema Único de Saúde. Essa construção não deve se limitar ao âmbito das instituições de ensino, mas deve contar com outros atores e instâncias, incluindo-se, sobretudo, os próprios discentes e profissionais de saúde.

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