Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde na formação em Odontologia: um relato de experiência

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Palavras-chave

Saúde Pública. Educação em Saúde. Educação em Odontologia Health Education
Education
Dental
Public Health Salud Pública
Educación para la salud Educación odontológica

Como Citar

de Sousa, F. S. (2024). Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde na formação em Odontologia: um relato de experiência. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 14(4), 130–143. https://doi.org/10.18569/tempus.v14i4.2758

Resumo

É importante que os profissionais de saúde tenham, durante sua formação, o conhecimento de como funciona na teoria e prática o sistema público de saúde brasileiro. O Ministério da Saúde, em parceria com outras instituições, formulou um projeto que envolviam estágios interdisciplinares para que isso fosse desenvolvido. No âmbito da Odontologia, o modelo flexneriano influenciou a formação dos profissionais por décadas. Ocorreu uma revisão nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso, em 2019, na qual reiterou-se a necessidade do perfil generalista do cirurgião-dentista. Assegurou-se que os estágios no campo da saúde coletiva são essenciais e tornam a atenção à saúde, tomada de decisão, comunicação, liderança, gestão e educação permanente competências dos egressos do curso. Com isso, a formação em Odontologia deve ir além da atuação do cirurgião-dentista em uma clínica ou consultório. É necessário o reconhecimento da ação em todos os núcleos da saúde coletiva e experiências nesse sentido podem despertar um efeito de incômodo e desejo de ação de cada participante dentro das suas instituições de ensino e na escolha, futuramente, de onde irão atuar. O rompimento de barreiras e viseiras construídas contribui para uma formação de sujeitos que podem ser estratégicos para potencializar a organização e gestão do SUS.
https://doi.org/10.18569/tempus.v14i4.2758
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