A GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA NO I CONGRESSO NACIONAL DE BACHARÉIS EM SAÚDE COLETIVA

Versões

PDF

Palavras-chave

Formação profissional em saúde, Graduação, Saúde Coletiva, Experiência de Vida. Formación profesional en salud, Graduación, Salud Pública, Experiencia de vida. Professional training in health, Undergrad, Public Health, Life Experience.

Como Citar

Mendonça, P. B. de S., & de Lima Castro, J. (2024). A GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA NO I CONGRESSO NACIONAL DE BACHARÉIS EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 15(4), 269–283. https://doi.org/10.18569/tempus.v15i4.2961 (Original work published 30º de dezembro de 2023)

Resumo

RESUMO: Trata-se de um relato de experiência sobre a graduação em Saúde Coletiva no I Congresso Nacional de Bacharéis em Saúde Coletiva (I CONABASC), realizado entre 22 e 23 de maio de 2021, de forma virtual. O evento contou com ampla participação de professores, alunos e egressos. Os debates foram realizados a partir de exposições dialogadas e apresentações de trabalhos que contribuíram para o conhecimento sobre a graduação em Saúde Coletiva e atuação profissional dos egressos. Entre os temas discutidos pelos egressos destaca-se o conflito entre a predominância da ocorrência dos cursos em turno noturno e o funcionamento de serviços de saúde de campos de estágios em turno diurno. Tal conflito entre os turnos prejudicou a oferta de estágios no processo de formação destes egressos. Ademais, pôde ser destacada a falta de parcerias entre as universidades e as instituições privadas para realizarem atividades práticas, tendo em vista sua configuração como campo profissional para os egressos. Os avanços e conquistas para formação: aprovação pelo Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Saúde Coletiva em 2017, a inclusão da ocupação de sanitarista na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) em 2017, criação da Associação de Bacharéis em Saúde Coletiva (ABASC) em 2019 e a tramitação do Projeto de Lei n. 1821/2021 para o reconhecimento profissional de sanitarista. Este estudo contribui com o debate na comunidade acadêmica sobre formação e os egressos da graduação em Saúde Coletiva.

https://doi.org/10.18569/tempus.v15i4.2961
PDF