Resumo
O estudo avalia o processo de ensino e aprendizagem mediado por tecnologias dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Sobral, Ceará. Estudo avaliativo, transversal, realizado em 36 Centros de Saúde da Família, em Sobral, Ceará, no período de dezembro de 2018 a maio de 2019. A população elegível foi composta de 86 profissionais com ensino superior, entre enfermeiros, médicos, cirurgiões-dentistas e gerentes. Os dados foram coletados mediante aplicação de um instrumento. Os critérios de inclusão foram: ter realizado curso em modalidade online e estar em exercício profissional, sendo eximidos: os que não responderam todos os itens do instrumento. As variáveis foram: cursos de especialização/aperfeiçoamento (360h), os cursos de atualização (180h) e cursos de curta duração/extensão (8h). Os principais achados mostraram associação significativa entre o sexo feminino, ser gerente dos serviços de saúde, realizar curso de especialização/aperfeiçoamento com o nível de aprendizagem mediado por tecnologias totalmente efetiva para Educação Permanente em Saúde. Conclui-se então que o desenvolvimento de cursos por tecnologias pode ser uma estratégia potente para o estímulo da EPS na ESF.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Tempus – Actas de Saúde Coletiva