A PERCEPÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DA LIMPEZA DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SOBRE CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE: UM ESTUDO QUALITATIVO EM BRASÍLIA, DF

Keywords

Saúde do trabalhador
Universidades
Educação Médica.

How to Cite

ANDRADE, M. de O., da CUNHA, V. S., LINS, W. de M. S., YUNG, F. R., ABDON, J. A. S., & de SOUZA, E. M. (2023). A PERCEPÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DA LIMPEZA DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SOBRE CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE: UM ESTUDO QUALITATIVO EM BRASÍLIA, DF. Tempus – Actas De Saúde Coletiva ISSN 1982-8829, 10(1). https://doi.org/10.18569/tempus.v10i1.1707

Abstract

O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos funcionários da limpeza em uma instituição de ensino superior sobre suas condições de trabalho e saúde no meio universitário. Foi conduzida uma pesquisa qualitativa, utilizando-se a técnica de entrevista em profundidade junto a 16 funcionários da limpeza de ambos os sexos. A maioria afirmou que o trabalho influencia negativamente a saúde, principalmente devido a dores osteomusculares, alergia aos produtos de limpeza, exaustão e estresse pela sobrecarga de trabalho e falta de colaboração da comunidade universitária. Os trabalhadores têm a percepção de que não são devidamente valorizados. Além disso, todos possuem percepção negativa da terceirização, em decorrência da alta rotatividade de empresas que inviabiliza o cumprimento de direitos trabalhistas, como férias regulares. Conclui-se que a consolidação de um ambiente universitário promotor de saúde para o trabalhador pressupõe uma construção conjunta que envolva o âmbito comunitário e administrativo. A promoção de saúde no ambiente universitário deve ser incorporada nas faculdades de saúde para dar coerência aos objetivos da educação médica e integrar os estudantes nas práticas de saúde desde o início dos cursos.
https://doi.org/10.18569/tempus.v10i1.1707

References

Glina DMR, Rocha LE, Batista ML, Mendonça MGV. Saúde mental e trabalho: uma reflexão sobre o nexo com o trabalho e o diagnóstico, com base na prática. Cad Saude Publica 2001; 17(3): 607-616.

Camelo SHH, Angerami ELS. Riscos psicossociais no trabalho que podem levar ao estresse: uma análise da literatura. Cienc Cuid e Saude 2008; 7(2): 232-240.

Alamgir H, Yu S. Epidemiology of occupational injury among cleaners in the healthcare sector. Occup Med (Lond) 2008; 58(6): 393-399.

Martarello, NA, Benatti MCC. Qualidade de vida e sintomas osteomusculares em trabalhadores de higiene e limpeza hospitalar. Rev Esc Enferm USP 2009, 43(2): 422-428.

Monteiro MI, Chillida MSP, Bargas EB. Educação continuada em um serviço terceirizado de limpeza de um hospital universitário. Rev Lat Am Enfermagem 2004; 12(3): 541-548.

Chillida MSP, Cocco, MIM. Saúde do trabalhador & terceirização: perfil de trabalhadores de serviço de limpeza hospitalar. Rev Lat Am Enfermagem 2004; 12(2): 271-276.

Barbosa SC, Melo RLP, Medeiros MUF, Vasconcelos TM. Perfil de Bem-Estar Psicológico em Profissionais de Limpeza Urbana. Rev Psi: Org e Trab 2010; 10(2): 54-66.

Dantas JAB, Dantas TMTA. Percepção das condições de trabalho dos funcionários responsáveis pela higiene e limpeza das instalações sanitárias: estudo de caso de uma instituição de ensino superior do nordeste – IES/NE, período março-abril /1997. Sitientibus 1998; 18: 99-116.

Sarriá A, Guardiã J, Freixa M. Introducción a la estadística en Psicología. 1ª Edição. Barcelona: Ediciones de la Universitat de Barcelona; 1999.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8ª Edição. São Paulo, Rio de Janeiro: Hucitec, Abrasco; 2004.

Mello ALSF, Moysés ST, Moysés SJ. A universidade promotora de saúde e as mudanças na formação profissional. Interface (Botucatu) 2010; 14(34): 683-692.

A Tempus garante critérios rigorosos, por meio de avaliação sistemática. Os autores se responsabilizam pela veracidade e ineditismo do trabalho cabendo a eles a cessão de direitos de publicação à revista. A confiabilidade dos conteúdos e a marca própria de apresentação tem como objetivo uma comunicação personalizada, adaptada aos padrões da revista, na medida em que adota critérios de excelência exigidos por seus usuários e especialistas, considerando os rigores da comunicação científica. Os autores devem especificar sua contribuição individual na concepção, delineamento, execução do trabalho, análise ou interpretação dos dados, redação e aprovação final do manuscrito. Incluir Fontes de financiamento e de apoio logístico das pesquisas. Ao final da submissão do artigo, os autores devem enviar uma declaração de cessão de direitos de publicação à Revista TEMPUS , assinada e no formato PDF (Portable Document Format ): Modelo da declaração de cessão de direitos.