Oficinas educativas sobre o autocuidado de pacientes com diabetes mellitus em uma unidade de saúde atendida pelo “Programa Mais Médicos” no Brasil: relato de experiência
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Palavras-chave

Educação em Saúde
Diabetes Mellitus
Autocuidado
Atenção Primária à Saúde.

Como Citar

Santos, R. P. de O., & Velazquez, M. L. C. (2015). Oficinas educativas sobre o autocuidado de pacientes com diabetes mellitus em uma unidade de saúde atendida pelo “Programa Mais Médicos” no Brasil: relato de experiência. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 9(4), Pág. 183–189. https://doi.org/10.18569/tempus.v9i4.1749

Resumo

As doenças crônicas, como a Diabetes Mellitus, é um dos agravos à saúde que mais demandam por ações de educação em saúde, como o autocontrole dos níveis de glicose, a prática de atividade física e a dieta alimentar, sendo, estas, instrumentos fundamentais para o seu controle. Neste estudo, objetiva-se relatar a experiência de educação à saúde oferecida por meio de oficinas educativas para pessoas com diagnostico de Diabetes Mellitus e com dificuldades para alcançar a meta glicêmica em seu tratamento. Foi utilizada metodologia participativa e técnicas lúdicas, envolvendo a participação de 50 usuários com diabetes e cadastrados na Unidade Básica de Saúde de Ipuca,a qual é uma das unidades inscritas no Programa Mais Médicos, no município de São Fidelis, no período de dois anos.A metodologia participativa valorizou o conhecimento prévio dos participantes em relação à fisiopatologia, dieta e atividade física e a co-responsabilidades frente ao autocuidado. A oficina mostrou-se como espaço de reflexão e debate sobre a adoção de hábitos saudáveis¬, demonstrando que as vivências e as experiências em se trabalhar de forma conjunta profissionais de saúde e pacientes, auxiliam na redução da mortalidade por diabetes e na melhoria da qualidade de vida e o melhor cuidado do usuário e da comunidade.
https://doi.org/10.18569/tempus.v9i4.1749
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