Ensino superior em enfermagem: reflexões acerca do período gravídico para estudantes

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Maria Azevedo Magalhães, Z., Ribeiro, M. A., Pedroza Cavalcante, A. S., Aliny Siqueira Lima Freitas, C., Mont’Alverne Napoleão Abuquerque, I., & de Almeida Prado, J. (2024). Ensino superior em enfermagem: reflexões acerca do período gravídico para estudantes. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 12(4), 142–162. https://doi.org/10.18569/tempus.v12i4.2532 (Original work published December 28, 2023)

Abstract

O presente estudo teve como objetivo conhecer os desafios e as expectativas enfrentadas por estudantes do curso de enfermagem de uma universidade do interior do estado do Ceará, que estão grávidas e/ou engravidaram durante o período acadêmico. Trata-se de um estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturada e questionário socioeconômico. A análise de dados foi realizada a partir da Análise Temática. Os principais desafios encontrados foram relacionados à dificuldade financeira, a gestão do tempo para os estudos e com quem deixar o filho. Todavia o apoio familiar foi citado como fundamental para conciliação de papeis o que refletiu em uma boa expectativa de futuro das mulheres universitárias. A partir do exposto, foi possível identificar os desafios enfrentados e as expectativas de um grupo de jovens mulheres que optam por conciliar papeis, sendo perceptível o aumento da disposição para o enfrentamento, esforçando-se ao máximo para dar o melhor de si como estudante, mãe, dona de casa e esposa, não arrependendo-se das funções escolhidas, fazendo com que as mesmas sejam um motivo sempre mais forte para crescer e se dedicar em todas as áreas da vida.
https://doi.org/10.18569/tempus.v12i4.2532
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