Abstract
A extensão universitária é uma atividade que engrandece a vivência acadêmica, implementando melhorias na qualidade de saúde bucal da comunidade. Esse escopo teve como objetivo mostrar o desenvolvimento de práticas educativas e promoção de saúde no projeto de Extensão Multiplicando Saberes o qual é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PRODONTO) da UFS. A ação de extensão envolveu atividades educativas voltadas à cidadania e promoção de saúde bucal, com orientação e avaliação odontológica a crianças e adolescentes com deficiência e seus cuidadores, professores e orientadores educacionais. Participaram 162 crianças e adolescentes com deficiência das quais 22 com paralisia cerebral, 36 com transtorno do espectro autista, 13 com síndrome de Down e 91 com retardo mental. Dos 44 cuidadores participantes, 92% eram mulheres. A faixa etária da maioria foi de 30 a 40 anos (54.5%), casados (38.6%),tendo 2 a 3 filhos (63.6%),e ensino médio completo (72.7%) e são cuidadores integrais 79.5%. Cerca de 68.2% não possuem renda formal. Dos 4 educadores participantes, 3 são do gênero feminino e apresentam ensino médio completo. Foi possível observar a materialização de noções básicas de saúde, o autocuidado e a capacitação de cuidadores, elevados à condição de agentes ativos e multiplicadores das ações de promoção de saúde em nível individual e coletivo.References
Fadel CB, Bordin D, Kuhn E, Martins LD. O impacto da extensão universitária sobre a formação
acadêmica em Odontologia. Interface (Botucatu) 2013.17:937–946. doi: 10.1590/180757622013.3811
Moita FMG da SC, Andrade FCB de. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Rev Bras Educ 2009.14:269–280.
Boufleuer JP. Inserção social como quesito de avaliação da pós-graduação. Rev Educ Pública 2009. 18:371–382.
Curvero MM. Qualidade de vida em cuidadores de crianças e adolescentes com autismo. 73p. Tese (Mestrado em Ciências da Saúde). Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2008.
Barbosa TS, Mialhe FL, Castilho ARF, et al. Qualidade de vida e saúde bucal em crianças e adolescentes: aspectos conceituais e metodológicos. Physis [online]. 2010; 20(1): 283-300.
Castilho LS de, Resende VLS, Pacheco, AR, Nunes, L, Lages FS .A formação do estudante de odontologia e educação em saúde para a população:a experiência de um projeto de extensão universitária. Interfaces- Revista de extensão Belo horizonte 2014.v.2, n.2, p.120-130. jan-jun
Nunes LSR, Gomes GM, Júnior LGS, Santos MCS, Miranda RS, Evangelista LM. Teia de aranha:uma visão crítica em saúde bucal. Revista eletrônica Gestão e Saúde, vol 6, suplemento 1, março 2015, p.793-99.
Pereira, V. Oficina de Saúde Bucal Aplicada na Operação Porta do Sol, Itatuba/PB e na E.E. Júlio de Mesquita Filho, São Paulo-SP. R. Eletr. de Extensão, Florianópolis, v. 13, n. 21, p.214-223, 2016.
Pereira LM, Mardero E, Ferreira SH, Kramer, PF, Cogo RB. Atenção odontológica em pacientes com deficiências: a experiência do curso de Odontologia da ULBRAS Canoas/RS. Stoamtos, v.16,n.31, jul/dez, 2010.
Pereira SM, Mialhe FL, Pereira LJ, Soares MF, Tagliaferro EPS et al. Extensão Universitária e Trabalho Voluntário na Formação do Acadêmico em Odontologia. Arq Odontol, Belo Horizonte, 47(2): 95-103, abr/jun 2011