Novos rumos para disseminação e recuperação da informação científica em saúde coletiva.

Julio Cesar Cabral, Ana Valéria Machado Mendonça

Resumo


Trata-se de uma investigação nos processos de publicização da informação científica em Saúde Coletiva. Diante da dinâmica de informacionalização da Internet, cujo volume de conteúdos gerados não tem precedentes, certamente a disseminação e a recuperação das informações tornam-se mais difíceis e imprecisas; neste cenário em que o pesquisador não consegue acompanhar o volume de informação disponibilizado, a busca e recuperação da informação é um desafio. Objetivou-se observar que ações as editoras científicas em Saúde Coletiva estão adotando para tratar esta problemática.Observou-se entre as Editoras a adoção de novas tecnologias da informação e comunicação, periódicos eletrônicos, Open Access, a adoção da prática de união de interesses, por meio de consórcios institucionais e o uso sistemas interoperantes. Com uma abordagem quantitativa, baseia-se em uma observação sobre uma base amostral de sítios de editoras científicas, estratificadas pelo WebQualisda CAPES em A1; A2; B1; B2; B3; B4; B5 e C por área do conhecimento de Saúde Coletiva.

Palavras-chave


Saúde Coletiva, Informação e Comunicação em Saúde, Tecnologia da Informação

Texto completo:

PDF

Referências


- FERREIRA, MMP; TARGINO, MG; Acessibilidade e visibilidade de revistas científicas eletrônicas, São Paulo. Editora SENAC. 2010.

- VAIDHYANATHAN, S. A googlelização de tudo, 1ª edição, 2011.

- BAUMAN, Z. Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editora. 1999.

-BRANCO, MAF. Informação e Saúde – Uma ciência e suas políticas em uma nova era/Information and health: a science and its politics in a new age. Rio de Janeiro, FIOCRUZ; 2006.

- FRAGOSO, S; RECUERO, R; AMARAL, A. Métodos dePesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina. 2011.

- CASTRO, RCF. Impacto da Internet no fluxo da comunicação científica em Saúde. Rev Saúde Pública. 2006.

-OLIVEIRA, EBPM. Periódicos Científicos Eletrônicos: definições e histórico. Inf.&Soc.:Est., João Pessoa, v.18, n.2, p. 69-77, maio/ago. 2008.

- CIEPS [Internet]: International Centre for the Registration of Serial - International Serial Number. Disponível em: http://www.issn.org/. Acessado em 22/09/2105.

- PACKER, A. Rumo à inovação e renovação da gestão dos periódicos SciELO. SciELO em Perspectiva. Conferência SciELO 15 Anos. Disponível em: http://blog.scielo.org/

blog/2013/12/18/rumo-a-inovacao-e-renovacao-da-gestao-dos-periodicos-scielo/. Dez. 2013.

- Projetos de Leis e Outras Proposições PL 1120/ 2007 - Acesso livrehttp://www.camara.

gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=352237

- KURAMOTO, H. Acesso livre à informação científica: novos desafios. Linc em Revista, Rio de Janeiro; 2008.

Quanto custa publicar em acesso aberto?. SciELO em Perspectiva. Disponível em: http://blog.scielo.org/blog/2013/09/18/quanto-custa-publicar-em-acesso-aberto//

- AMORIM, AM. A globalização do mercado de periódicos científicos eletrônicos e os consórcios de bibliotecas universitárias brasileiras: desafios à democratização do conhecimento científico. Dissertação de Ciência da Informação e Documentação. Escola de Comunicação e

Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo; 2002.

-KRZYZANIWSKI, RF. Biblioteca eletrônica de revistas científicas internacionais: Projeto de consórcio. Ci. Inf. v.27 n.2 Brasília; 1998. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-

- AMORIM, Antonio M.; VERGUEIRO, Waldomiro. Consórcios de bibliotecas no Brasil: um desafio à democratização do conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 11, n.

; 2006.

- ELUAN, AA, Análise dos usos da plataforma Open Journal System para o processo de editoração eletrônica: Um estudo focado nos editores de periódicos científicos eletrônicos de

acesso livre em Ciência da Informação e Biblioteconomia no Brasil. Dissertação (Mestrado Ciência da Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em ciência da Informação. Florianópolis; 2009.

- MOREIRA, W; LARA, MLG, Ontologias, categorias e interoperabilidade semântica. Revista da Informação V 13 n 4 agosto; 2012.

- MUCHERONI, ML, SILVA, JFM. A, 2011. Interoperabilidade dos sistemas de informação sob o enfoque da análise sintática e semântica de dados na web. Ponto de Acesso, V5 n1, p03-18.

Abril 2011. UFBA.

- SOARES, RAS. Modelo de suporte à decisão aplicado ao atendimentodas vítimas de acidentes de trânsitona cidade de João Pessoa. Universidade Federal da Paraíba. Centro de

Ciências Exatas e da Natureza. Departamento de Estatística. Mestrado em Modelos de Decisão e Saúde; 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v9i2.1828



Direitos autorais 2016 Tempus Actas de Saúde Coletiva

Revista Tempus - Actas de Saúde Coletiva (ISSN 1982-8829).
Revista coordenada pela Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (UTICS) do Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) da Universidade de Brasília (UnB).
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported License.
____________________________________

____________________________________