Disciplina de Saúde Indígena na UnB: uma conquista do Movimento Estudantil Indígena

Maria da Graça Luderitz Hoefel, Denise Osório Severo

Resumo


O Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília, ao ofertar a disciplina de Saúde Indígena desponta no cenário da transculturalidade. Essa disciplina constitui uma conquista importante do Movimento Estudantil Indígena e foi criada em 2013, a partir da demanda dos estudantes indígenas desta universidade, em diálogo com o corpo docente e demais pesquisadores e apoiadores. A disciplina adota a perspectiva teórico-metodológica da Educação Popular em Saúde e tem como eixo estruturante a construção da interculturalidade na formação em saúde, bem como nas práticas de atenção e gestão, por meio da realização do diálogo entre os saberes tradicionais indígenas e os saberes ocidentais. Oferecida na graduação encontra-se em processo de ampliação para compor a matriz curricular da Residência Multiprofissional em Saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


André M. Estudo de Caso em Pesquisa e Avaliação Educacional. Brasília: Líber Livro Editora. 2008.

Hoefel MGL; Severo DO; Dias IMV. Ementa da Disciplina de Saúde Indígena - Departamento de Saúde Coletiva, Universidade de Brasília, 2014.

Teixeira VCG; Lana ESC. Interculturalidade e direito indígena à educação – a política pública de formação intercultural de professores indígenas no Brasil. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 17, n. 1, p. 119-150, mar. / jun. 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v11i1.2347



Direitos autorais 2017 Tempus Actas de Saúde Coletiva

Revista Tempus - Actas de Saúde Coletiva (ISSN 1982-8829).
Revista coordenada pela Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (UTICS) do Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) da Universidade de Brasília (UnB).
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported License.
____________________________________

____________________________________