Caracterização da Atenção Básica em três municípios de Minas Gerais, Brasil: Uma análise de casos

Autores

  • Luciano José Arantes
  • João Patrício Hoebert
  • Elcana Vaz da Silva
  • Helena Eri Shimizu
  • Maria Fátima de Sousa
  • Márcio Florentino Pereira

DOI:

https://doi.org/10.18569/tempus.v5i4.1059

Resumo

Este trabalho teve como objetivo estudar como se caracteriza a atenção básica em três municípios do Estado de Minas Gerais, Brasil. Buscou-se compreender o contexto local, a estrutura e a gestão da atenção básica nos municípios pesquisados. As técnicas utilizadas para a coleta dos dados foram a pesquisa documental e a entrevista com os gestores locais. Os dados coletados foram analisados de acordo com a legislação brasileira para desenvolvimento da atenção básica. Foi identificado que os municípios assumem a atenção básica de forma diferenciada. A característica da política e da administração local foi considerada um ponto que parece permear tanto o contexto de desenvolvimento da atenção básica quanto sua forma de estruturação e da gestão.

Biografia do Autor

Luciano José Arantes

Cirurgião Dentista, Especialista em Saúde Coletiva pela UnB e Mestre em Ciências da Saúde pela UnB.

João Patrício Hoebert

Cirurgião Dentista e Especialista em Saúde Coletiva pela UnB.

Elcana Vaz da Silva

Historiadora e Especialista em Saúde Coletiva pela UnB.

Helena Eri Shimizu

Enfermeira. Doutora e Mestre em Enfermagem pela USP. Professora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília e pesquisadora junto ao núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM).

Maria Fátima de Sousa

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela UnB e mestre em Ciências Sociais pela UFPB. Professora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília e pesquisadora junto ao núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)

Márcio Florentino Pereira

Cirurgião Dentista. Doutor e Mestre em Ciências da Saúde pela UnB. Professor da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília e pesquisador junto ao núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)

Downloads

Publicado

2011-12-31

Como Citar

Arantes, L. J., Hoebert, J. P., Silva, E. V. da, Shimizu, H. E., Sousa, M. F. de, & Pereira, M. F. (2011). Caracterização da Atenção Básica em três municípios de Minas Gerais, Brasil: Uma análise de casos. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 5(4), pg. 87-96. https://doi.org/10.18569/tempus.v5i4.1059

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>