Percepção dos usuários sobre a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde
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Palavras-chave

Agentes Comunitários de Saúde
Atenção Primária à Saúde
Satisfação do Paciente
Sistema Único de Saúde

Como Citar

Pereira Corrêa, V., Zaneripe de Souza Nunes, R., Bisognin Ceretta, L., Iribarrem Avena Miranda, V., Helal, L., Marcolino da Silva, A. B., & Tuon, L. (2023). Percepção dos usuários sobre a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde: estudo transversal em município do Extremo Sul Catarinense. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 15(01), 288–304. Recuperado de https://tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/2940

Resumo

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) executam um papel essencial nos pontos de Atenção Primária à Saúde (APS), sendo reconhecidos por sua abordagem territorial e comunitária, representando um elo vinculativo dos usuários e suas famílias com os serviços de saúde. Visto os impactos das recentes políticas de saúde e da pandemia no papel e trabalho do ACS, o presente trabalho visa descrever a percepção dos usuários sobre a atuação destes profissionais em um município do extremo sul Catarinense. Trata-se de um estudo transversal, do tipo censo, realizado com usuários de 47 Unidades de Saúde em março de 2021, durante o período pandêmico. Os resultados apontaram um nível de satisfação alta dos usuários frente ao trabalho dos ACS. Entretanto, foi possível observar que 38,9% dos usuários não recebiam ou raramente recebiam visitas domiciliares, além de 73% não tirar qualquer dúvida com o ACS responsável pela área onde vive. Nesse sentido, foi possível observar um resultado dúbio, que pode ser compreendido de diferentes maneiras, como a dificuldade de expressar a real satisfação quanto ao trabalho do ACS ou até mesmo o contentamento dos usuários com o mínimo de assistência recebida. Por fim, o estudo apesar das limitações apresenta questões importantes a serem consideradas no que tange às pesquisas de satisfação nos serviços de saúde pública do Brasil.

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