As narrativas da imprensa escrita sobre a atuação da Vigilância dos Portos, Aeroportos e Fronteiras durante a pandemia de Covid-19

Versões

PDF

Palavras-chave

Pandemia Covid-19
Controle Sanitário de Viajantes
Notícias

Como Citar

Guimarães Arruda, L. (2024). As narrativas da imprensa escrita sobre a atuação da Vigilância dos Portos, Aeroportos e Fronteiras durante a pandemia de Covid-19. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 17(4), 190–209. https://doi.org/10.18569/tempus.v17i4.3161 (Original work published 24º de dezembro de 2023)

Resumo

Objetivo: apresentar os resultados de levantamento de notícias na imprensa escrita sobre a atuação da Vigilância dos Portos, Aeroportos e Fronteiras-PAF, durante a pandemia de Covid-19. Metodologia: estudo exploratório, descritivo-analítico sobre dados jornalísticos de janeiro a dezembro de 2020, coletados no sítio da Folha de São Paulo acerca do tema e comparadas com a legislação infralegal sobre o assunto. Resultados: foram encontradas 614 notícias no período envolvendo a temática. Após leitura, resultaram 25 matérias jornalísticas. Da legislação foram analisadas 338 informes, resoluções e notas técnicas, mas apenas 12 foram voltadas ao tema. De forma geral, é possível depreender que as manifestações da Anvisa, ocorreram antes mesmo da declaração de pandemia pela OMS em março de 2020 e publicadas dois dias antes das notícias mapeadas Conclusão: Os resultados obtidos vieram corroborar com a ideia de que a mídia de forma ampla, durante uma pandemia, se concentra em aspectos como a apresentação de notícias que refletem as decisões de órgãos competentes no âmbito da saúde pública, como por exemplo a Anvisa. Desta forma, é de suma importância o trabalho conjunto entre o setor público que tem papel de extrema importância para a sociedade e para a saúde pública com o jornalismo, pois este coopera para que as informações e orientações que se fizeram tão necessárias durante a pandemia, para alcance o maior número de indivíduos.

https://doi.org/10.18569/tempus.v17i4.3161
PDF