Trabalho em hospitais

Ana Maria Malik Malik

Resumo


Os hospitais, como organizações dependentes, ao mesmo tempo, de trabalho e de capital, devem considerar prioritária a gestão de pessoas. As organizações de saúde vêm sendo descritas como compostas de pessoas cuidando de pessoas. Nelas, principalmente
nos hospitais, o propósito de cura era o mais perseguido no século XX. Desde o final desse e com mais ênfase após o ano 2000 a ênfase na cura deu lugar à percepção da necessidade docuidado (cure vs care). O processo de cuidado obriga a repensar os interesses envolvidos na organização e, para tal, identificar os diferentes grupos é fundamental. Este trabalho foi desenvolvido a partir de revisão bibliográfica não sistemática, considerando as pessoas conforme os agrupamentos em que costumam ser inseridas por quem observa esse tipo de organização. A comunicação aparece como fator crítico para a realização dos objetivos da assistência.

Palavras-chave


trabalho em hospitais; gestão de pessoas em organizações de saúde; processos de trabalho em hospitais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18569/tempus.v6i4.1205



Direitos autorais

Revista Tempus - Actas de Saúde Coletiva (ISSN 1982-8829).
Revista coordenada pela Unidade de Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde (UTICS) do Núcleo de Estudos de Saúde Pública (NESP) da Universidade de Brasília (UnB).
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported License.
____________________________________

____________________________________