Avaliação de tecnologias em hospitais de ensino: desafios atuais.
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Como Citar

Elias, F. T. S., Leão, L. S. C., & Assis, E. C. (2015). Avaliação de tecnologias em hospitais de ensino: desafios atuais. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 9(3), Pág. 147–158. https://doi.org/10.18569/tempus.v9i3.1793

Resumo

Objetivo: Analisar as características estruturais e processos de trabalho após dois anos da implementação de centros de avaliação da tecnologia em hospitais de ensino no Brasil. Método: Este estudo utilizou um questionário auto administrado online que pesquisou gerentes de vinte e quatro centros que participaram do concurso público 2009. Resultados: um total de Vinte gerentes concluíram o inquérito. Quatorze centros responderam que houve a formalização da área para o hospital. Todos eles relataram dificuldades em pessoal qualificado e recursos financeiros, as equipes foram capazes de oferecer cursos (dezesseis centros) e produzir algumas avaliações como os pareceres científicos (doze centros). Dezenove adotaram as orientações metodológicas de REBRATS. Conclusão: Percebeu-se que dois anos de execução destes centros não foram suficientes para atingir as características estruturais e processuais considerando o levantamento. A difusão da cultura HTA em um país sem tradição como o Brasil deve ser uma ação permanente para a qualidade dos cuidados de saúde.
https://doi.org/10.18569/tempus.v9i3.1793
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