Resumo
As interfaces e as implicações mútuas entre migração, saúde e direitos humanos constituem a perspectiva analítica deste número especial da revista Tempus – Actas de Saúde Coletiva, que se dispõe a refletir sobre tais relações, em especial no contexto do Brasil e da França.
O enfoque em ambos países decorre de uma proposta internacional de pesquisa que se debruçou sobre o universo do cotidiano da vida desses sujeitos, cuja iniciativa começa a delinear-se em 2015 e concretiza-se a partir de 2017. Essa pesquisa, intitulada “Projeto Vidas Paralelas Migrantes Brasil-França”, foi a mola propulsora que conduziu ao esforço coletivo materializado em algumas das contribuições contidas neste número e, sobretudo, possibilitou a imersão no universo ainda invisibilizado das condições de vida desses sujeitos.
A Tempus garante critérios rigorosos, por meio de avaliação sistemática. Os autores se responsabilizam pela veracidade e ineditismo do trabalho cabendo a eles a cessão de direitos de publicação à revista. A confiabilidade dos conteúdos e a marca própria de apresentação tem como objetivo uma comunicação personalizada, adaptada aos padrões da revista, na medida em que adota critérios de excelência exigidos por seus usuários e especialistas, considerando os rigores da comunicação científica. Os autores devem especificar sua contribuição individual na concepção, delineamento, execução do trabalho, análise ou interpretação dos dados, redação e aprovação final do manuscrito. Incluir Fontes de financiamento e de apoio logístico das pesquisas. Ao final da submissão do artigo, os autores devem enviar uma declaração de cessão de direitos de publicação à Revista TEMPUS , assinada e no formato PDF (Portable Document Format ): Modelo da declaração de cessão de direitos.