Resumen
Esse artigo descreve e avalia os efeitos da estratégia de formação desenvolvida para apoiar a implementação de uma estrutura
nova de coordenação de centros de saúde em Portugal (Agrupamentos de Centros de Saúde-ACES). Uma formação de um ano, chamada Programa Avançado de Gestão e Liderança para Dirigentes dos ACES (PACES) foi projetado para desenvolver e fortalecer as capacidades de gestão dos novos gestores, profissionais maioritariamente sem formação prévia em gestão. Para avaliar os efeitos do programa, utilizaram-se questionários pré e pós-programa focados nas percepções dos novos gestores de suas necessidades e dos benefícios da sua participação em actividades de aprendizagem ao longo desse ano. A principal mudança deu-se na frequência de Centro Colaborador da Organização mundial da Saúde para Políticas e Planeamento dos recursos humanos para saúde, Unidade de Ensino e Investigação em Saúde Pública Internacional e Bioestatística, e Centro da Malaria e Outras Doenças Tropicais, Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa, Portugal reuniões com colaboradores; o canal de comunicação preferencial também mudou,
aumentando o uso de correio electrónico.
A perceção de que o clima organizacional melhorou aumentou, mas o “otimismo” em relação ao sucesso da reforma caiu bastante (de 92,3% para 62,9% de otimistas ou muito otimistas).
Os decisores políticos devem considerar que, além das necessidades de fortalecimento de capacidades indi iduais, é preciso fortalecer o quadro organizacional e institucional,
e apoiar os gestores ACES de uma forma continuada. Será necessária mais pesquisa sobre a avaliação do impacto de treinamento de liderança para fornecer aos decisores políticos
estratégias que possam melhor apoiar as suas reformas. Mas mesmo que um programa atinge todos os seus objectivos, outras variáveis, tais como sistemas de gestão eficazes, um quadro
regulamentar adequado e incentivos financeiros são necessários para apoiar a mudança.