EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO NA PRÁTICA DA ENFERMAGEM HOSPITALAR

Cómo citar

PINTO, J. R., MOURA FERREIRA, G. S., GOMES, A. M. D. A., FERREIRA, F. I. S., ARAGÃO, A. E. D. A., & GOMES, F. M. A. (2023). EDUCAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO NA PRÁTICA DA ENFERMAGEM HOSPITALAR. Tempus – Actas De Saúde Coletiva, 9(1). Recuperado a partir de https://tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1628

Resumen

Na prática hospitalar, a Educação Permanente é indispensável à formação dos trabalhadores, os quais necessitam ter conhecimentos renovados em sua prática profissional. Nesta perspectiva, buscou-se analisar por meio dessa pesquisa a percepção dos enfermeiros de um hospital de ensino acerca da educação permanente no ambiente hospitalar. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada com nove enfermeiros coordenadores de setores, utilizando-se três grupos focais, constituído por três enfermeiros em cada grupo. A investigação ocorreu no Hospital do Coração do município de Sobral, Ceará. Utilizaram-se entrevistas que foram gravadas nas reuniões dos grupos. A análise de conteúdo de Bardin estruturou os achados encontrados. Esses resultados foram separados por unidades temáticas. Foram respeitados os princípios éticos de acordo com a resolução 466/12. A primeira unidade temática investigou o conhecimento dos sujeitos acerca da Educação Permanente, Continuada e em Serviço. Os primeiros achados identificaram divergências de opiniões dos participantes quando conceituaram a diferenciação entre as modalidades de educação em saúde. A segunda unidade resgatou a opinião dos sujeitos sobre as estratégias para implantar uma comissão de educação permanente no hospital. As falas dos participantes revelaram que a comissão deveria motivar os profissionais a continuarem se qualificando no serviço. Ainda indagaram que essas comissões deveria ter caráter multidisciplinar. A última unidade analisada referiu-se a forma de atuar das comissões de educação permanente. Os investigados assinalaram que elas deveriam proporcionar a melhoria do ensino aos profissionais aplicando as metodologias ativas.

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