Resumen
Este artículo tiene como objetivo informar de la experiencia del programa Pró-PET Saúde de la Universidad Federal de Paraná con la Secretaría Municipal de Salud de Colombo-PR. Es un relato de experiencia retrospectivo y descriptivo sobre el tema de la integración académica y el trabajo multiprofesional. Las actividades fueran desarrolladas por académicos, mentores y tutores de los cursos de enfermería, farmacia, nutrición, medicina, odontología y terapia ocupacional. El trabajo fue dirigido a la integración, a través de acciones llevadas a cabo por los grupos: diagnóstico clínico, atención de la salud, educación permanente y control social. El Pró-PET-Saúde ha fortalecido la interacción educación-servicio-comunidad, la cual es importante para la construcción de servicios de salud más cualificados y que permite acercarse a las acciones que el Sistema Nacional de Salud necesita. Esta experiencia permitió cualificar la formación académica y profesional en línea con la interdisciplinariedad, importante para fortalecer la interacción entre los profesionales y la articulación de las acciones de salud.Citas
Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES nº 1.133/2001. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em enfermagem, medicina e nutrição. Diário Oficial da União, 3 Out 2001.
Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 6, de 19 de fevereiro de 2002. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em terapia ocupacional. Diário Oficial da União, 4 Mar 2002.
Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em farmácia. Diário Oficial da União, 4 Mar 2002.
Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em odontologia. Diário Oficial da União, 4 Mar 2002.
Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Portaria Interministerial nº 1.802, de 26 de agosto de 2008. Institui o programa de educação pelo trabalho para a saúde – PET Saúde. Diário Oficial da União, 27 Ago 2008.
Ferla AA, Ceccim RB, Dall alba R. Informação, educação e trabalho em saúde: para além de evidências, inteligência coletiva. R. Eletr. De Com. Inf. Inov. Saúde [Internet]. 2012 [acesso em 13 Jun 2014]; 6(2) Sup: [13 p.]. Disponível em: http://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/620
Ceccim RB, Feuerwerker lCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis: Rev. Saúde Coletiva. 2004; 14(1):41-65.
Ceccim RB, Ferla AA. Educação e saúde: ensino e cidadania como travessia de fronteiras. Trab. Educ. Saúde. 2008; 6(3):443-56.
Pinto H, Sousa A, Ramos-Florêncio AS. O programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica: reflexões sobre o seu desenho e processo de implantação. R. Eletr. De Com. Inf. Inov. Saúde [Internet]. 2012 [acesso em 13 Jun 2014]; 6(2) Sup: [19 p.]. Disponível em: http://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/624
Merhy EE, Feuerwerker LCM, Ceccim RB. Educación permanente en salud: una estrategia para intervenir en la micropolítica del trabajo en salud. Salud Colectiva. 2006; 2(2):147-60.
IPARDES - INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. Paraná em foco [Internet]. 2011 [acesso em 28 Ago 2014]. Disponível em: http://www.ipardes.gov.br/modules/conteudo/conteudo/conteudo.php?conteudo=86
Ministério da Saúde. Saúde da família: uma estratégia para reorientação do modelo assistencial. Brasília, DF: MS; 1997.
Assega ML, Lopes Júnior LC, Santos EV, Antoniassi RS, Padula MGC, Pirolo SM. A interdisciplinaridade vivenciada no PET-Saúde. Ciência & Saúde (Porto Alegre). 2010; 3(1):29-33.
Batista KBC, Gonçalves OSJ. Formação dos profissionais de saúde para o SUS: significado e cuidado. Saúde Soc. 2013; 20(4):884-99.
Almeida MM, Morais RP, Guimarães DF, Machado MFAS, Diniz RCM, Nuto SAS. Da teoria à prática da interdisciplinaridade: a experiência do Pró-Saúde Unifor e seus nove cursos de graduação. Rev. Bras. Educ. Med. 2012; 36(1):119-26.
Teixeira CF, Paim JS. Política de formação de recursos humanos em saúde: conjuntura atual e perspectivas. Divulg. Saúde Debate. 1996; 12:19-23.
Fonseca GS, Junqueira SR, Zilbovicius C, Araujo ME. Educação pelo trabalho: reorientando a formação de profissionais da saúde. Interface (Botucatu). Ahead of print. Epub 09 Mai 2014.
Ferreira RC, Fiorini VML, Crivelaro E. Formação profissional no SUS: o papel da Atenção Básica em Saúde na perspectiva docente. Rev. Bras. Educ. Med. 2010; 34(2):207-15.
Moretti-Pires RO, Bueno SMV. Freire e formação para o Sistema Único de Saúde: o enfermeiro, o médico e o odontólogo. Acta Paul. Enferm. 2009; 22(4):439-44.