Resumen
El programa más médicos, en la contratación de médicos para trabajar en regiones prioritarias para el Sistema Único de Salud, tiene como objetivo aumentar el acceso de la población a la atención básica del servicio de salud. En este estudio se delineará el proceso de formulación de dicho programa desde el enfoque de flujos o corrientes múltiples propuesto por John Kingdon, con énfasis en los conflictos que se establecen entre los poderes ejecutivo y legislativo al momento de su formulación. Se analiza también la exposición de motivos realizada conjuntamente por los Ministerios de Salud, Educación y Público Federal (Nº 024/2013-MS/MEC/MP), la medida provisoria n.º 621/2013 y el Proyecto de Ley de conversión N.º 026/2013-CN, el cual culmino en la edición de la Ley N.º 12.871/2013. Al final, se presentan los resultados apuntando a explicar la continuidad de la agenda gubernamental de salud pública nacional, el desempeño de los actores involucrados en el proceso de creación y formulación del programa, así como sus intereses y estrategias utilizadas para influir sobre los tomadores de decisión política.Citas
Cohen MD, March JG, Olsen, Johan P. A garbage can model of organizational choice. Administrative Science Quarterly, 1972 Mar 17 (1): 1-25.
Kingdon J. Agendas, Alternatives, and Public Policies. Update Edition (2.ed.), with an epilogue on Health Care. [Ebook]. Pearson New International Edition; 2013. 1-273.
Capella ACN. Perspectivas teóricas sobre o processo de formulação de políticas públicas. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais 2006; 61: 20-40.
Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal; 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao compilado.htm.
Gonçalves E. O Estado e o princípio constitucional do direito à saúde. [Ebook]. São Paulo: Baraúna, 2011. 1-153.
Ribeiro J. Na TV, Dilma diz que Mais Médicos e recursos à educação são frutos de protestos Reuters Brasil. 2013 Out. Disponível em: http://br.reuters.com/article/ domesticNews/idBRSPE99701S20131008?sp=true.
Quintiere A. Cinco pactos foram a resposta do governo federal aos protestos de junho. Agência Brasil. 2013 dez 13. Disponível em: http://memoria.ebc.com.br/agencia brasil/noticia/2013-12-31/cinco-pactos-foram-resposta-do-governo-federal-aos-protes tos-de-junho.
Maricato E et al. Cidades rebeldes: passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil [Ebook]. São Paulo: Boitempo/Carta Maior; 2013. 1-112.
Padilha ARS, Oliva AM, Belchior MA. Exposição de Motivos Interministerial n.º 24-2013/MS-MEC-MP vinculada à Lei Federal n.º 12.871/2013. Brasília: 2013. 1-8.
Brasil. Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União; 1990 set. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm.
CLÈVE CM. Atividade legislativa do poder executivo. 2. ed., rev., atual. e ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais; 2000. 1-325.
BRASIL. Medida Provisória n.º 621/2013, de 08 de julho de 2013. Institui o Programa Mais Médicos e dá outras providências. Convertida na Lei n.º 12.871/2013. Brasília: Diário Oficial; 2013 jul. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2011-2014/2013/Mpv/mpv621.htm.
MORENO AC, et al. Resultados das manifestações de junho. Globo.com. 28 jun. 2013. Disponível em: http://g1.globo.com/brasil/linha-tempo-manifestacoes2013/ platb/.
AL’ HANATI Y. O que restou das jornadas de junho? Gazeta do Povo. 24 nov. 2013. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?id=14 27776&tit=O-que-restou-das-jornadas-de-junho.
SILVA JA. Processo constitucional de formação das leis. 2. ed., 2. tir.. São Paulo: Malheiros; 2007. 1-374.
LIBERATI WD. Políticas Públicas no estado constitucional. São Paulo: Atlas; 2013. 1-216.
MODENA CA. O Processo legislativo, a medida provisória e a lei de conversão [Tese]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná. 2004. 1-257.
BRASIL. Congresso Nacional. Comissão Mista da Medida Provisória n.º 621/2013. Projeto de Lei de Conversão n.º 26/2013. Institui o Programa Mais Médicos; altera as Leis n. 8.745, de 09 dez. 1993, e 6.932, de 7 jul. 1981; dá outras providências. Transformado em norma jurídica com veto parcial. 2013. Disponível em: http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=114601.
MODENA CA. Medida provisória e controle parlamentar [Dissertação]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná; 2000. 1-137
FERREIRA FILHO MG. Do processo legislativo. 7. ed., rev. e atual. São Paulo: Saraiva; 2012.1-344.
CLÈVE CM. Temas de direito constitucional. 2. ed., rev. e ampl. Belo Horizonte: Fórum; 2014. 1-503.
GEPHI C et al. Gephi (Version 0.8.2-beta). Paris: The Gephi Consortium; 2014. Disponível em: <https://gephi.github.io/>.
GONÇALVES MCN. Regulação do lobby no Congresso Brasileiro: O Estado comparado do modelo norte-americano. 2012. Disponível em: http://bd.camara.gov.br /bd/bitstream/handle/bdcamara/8808/regulamentacao_lobby_goncalve.pdf?sequence=1
BRASIL. Lei n.º 12.871, de 22 de outubro de 2013. Institui o Programa Mais Médicos, altera as Leis no 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e no 6.932, de 7 de julho de 1981, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial:2013 out. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/Lei/L12871.htm.